terça-feira, 19 de janeiro de 2010

PM x BBB: REDE GLOBO FARÁ POLÊMICA DEFESA DE ANAMARA...

FONTE: Maria Rocha (TRIBUNA DA BAHIA).
A participação da policial militar baiana Anamara Barreiros de Brito, 25 anos, no Big Brother Brasil 10 (BBB10) está causando muita polêmica. Até a emissora, segundo a participante, vai acionar o departamento jurídico para defendê-la de uma possível punição, caso não retome as atividades no prazo estabelecido pela Polícia Militar (PM), dia 2 de fevereiro, data limite para que ela se apresente ao batalhão ou seja presa, como está previsto no Código Penal Militar.
Segundo a policial, se acabar o período que pediu ao seu superior e ela continuar no reality, poderá ser considerada desertora e presa por até dois anos. O Comando Geral da PM, através do seu porta-voz, capitão Marcelo Pita, prefere não se pronunciar a respeito até que finalize o período de licença da baiana, que numa das cenas do programa já mostrou até como se faz uma abordagem.
“Não entendemos como uma transgressão do Código Penal o fato de ter mostrado como se faz uma abordagem. Enquanto estiver de licença, ela tem o livre arbítrio para participar de qualquer tipo de programa. Qualquer comentário que for feito agora será mera especulação”, disse o capitão Pita.
Conforme o capitão, encerrado o período de licença da policial, ela terá que se apresentar ao comando. “Se isso não ocorrer, ficará caracterizado crime de deserção”, ressaltou. Quanto à interferência da Rede Globo como defensora da moça, o capitão disse que é um direito da emissora se manifestar e que esse é um processo natural.
“Quando se trata de uma empresa comum, e o funcionário não retorna às atividades dentro do prazo estipulado, é feito um comunicado num veículo de comunicação de maior circulação solicitando o comparecimento do mesmo. O regimento militar é igual. Resta, agora, aguardar findar o prazo para que a corporação se pronuncie a respeito”, concluiu.
Na opinião da advogada Poliana Carrilho Rosa, a interferência da Globo não é correta. “Mas, por se tratar de uma emissora muito influente, e que tem interesse em manter uma participante tão polêmica (o que pode aumentar a audiência), com certeza vai fazer tudo para impedir que sua participante seja punida”. A advogada informou que no dia previsto para sua apresentação, se isso não ocorrer a PM terá de fazer um comunicado à policial exigindo seu comparecimento dentro de um prazo de oito dias. Não comparecendo, ela será considerada desertora como está previsto no Código Penal Militar.
ALBERGARIA: “ELA USA A PM COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO”.
O antropólogo e professor da Ufba, Alberto Albergaria, fez um breve comentário sobre o comportamento da policial baiana e afirmou que até a escolha da moça de entrar para a Polícia foi estratégica. E que, hoje, aparecer na mídia é para muitos uma questão de sobrevivência. “Ela não entrou para a PM por vocação ou por necessidade. Ela usa a corporação como instrumento de promoção. Uma mulher PM bonita mexe com a fantasia masculina, a escolha pela profissão foi com certeza a forma encontrada de se exibir”, analisou o antropólogo.
Segundo Albergaria, Anamara representa uma figura ambivalente (mulher que por tradição seria frágil na Polícia, universo onde mulheres que escolhem a profissão ainda consideradas masculinas). “Essa ambivalência fragilidade e força atrai os homens. Por isso afirmo que ela foi estrategista na escolha também da profissão. Entrar para o BBB só potencializou a sua exibição que era apenas em Juazeiro e agora é nacional”.
O antropólogo acredita que ela não será uma celebridade instantânea, como muitas figuras que já passaram pelo programa fizeram “sucesso” e hoje esquecidas. “Ela deverá levar um pouco mais de tempo na mídia, até pela polêmica que está causando. Se for desertada então, melhor para ela. Se a Corporação prendê-la aí será tudo que ela deseja, se exibir”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário