quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS...

É de se lamentar a atitude do presidente da Associação dos Oficiais da PM da Bahia, Major Sílvio Correia, que deu declarações contundentes contra a Policial Militar Anamara que vem participando do reality show da rede Globo de televisão o Big Brother Brasil 10, o major saiu de sua linha de raciocínio e perdeu a noção completamente do conteudo de sua entrevista ele quis mostrar que a PM está errada em sua conduta dentro do programa e conseguiu ser pior do que ela ao taxar de “vagabunda” uma componente de sua corporação.
Justamente ele que deveria manter a cabeça fria e tentar serenar os ânimos da tropa que segundo ele e alguns policiais não estão nada satisfeitos com a participação de Anamara no reality show, ele errou mais ainda quando disse que ali não ver uma policial e sim uma mulher que está usando a farda para ganhar dinheiro, o que deveria fazer o comando da Policia Militar no Estado da Bahia era encaminhar um comunicado à Rede Globo e Televisão solicitando que não mais fizesse alusão à citada participante como uma PM e sim uma cidadã comum que está em busca de alcançar o prêmio máximo oferecido pelo programa, tenho certeza que se o Major lá estivesse no lugar da jovem com certeza estaria fazendo o mesmo papel, ou seja, mostrando aos concorrentes como age um PM nas ruas entre outras coisas.
Dizer que a Anamara está certa de tudo estaria eu cometendo um erro primário e imbecil, mas também não era preciso que o oficial saísse do salto para poder falar tanta bobagem em pouco tempo.
É inconcebível dizer que a PM do Estado da Bahia não soubesse antecipadamente da pretensão de uma componente de sua corporação de participar do reality, se existe na Policia um Estatuto onde todos que nela adentram tem conhecimento como é que a jovem policial infringiu as regras e se inscreveu para participar do programa, com certeza alguém grande na Policia sabia das pretensões da moça e não deram a ela as devidas orientações deixando que ela caísse sozinha na rede e todos caíssem em cima dela como se estivesse esta jovem cometendo um crime imperdoável.
Todos nós sabemos que as regras são para serem cumpridas e respeitadas e no “frigir dos ovos” quem mais errou em toda esta história a Anamara ou o alto escalão da Policia Militar do Estado da Bahia que deixou que ela participasse do programa? Esta uma pergunta que seria de bom alvitre que os senhores que hoje estão atirando pedras na jovem primeiro se explicassem antes de crucificá-la.
Pisou feio na bola o major ao xingar uma sua subordinada, pois com certeza ele não mais terá moral para dirigir-se não só a ela, mas, também a outros PMs que com certeza passarão a olhá-lo com certa indiferença, pois do mesmo jeito que ele desrespeito a Anamara ele pode desrespeitar qualquer um outro Policial e ai a coisa pode complicar para ele.
Não concordo muito com esta hierarquia existente na Policia Militar, pois aqueles que estão um pouco acima dos outros em termos de patente acham-se “poderosos” e os tratam com uma indiferença muito grande, seria bom que o Estatuto da Policia Militar sofresse algumas modificações e que a situação fosse colocada de maneira bem diferente. É inconcebível que um soldado em sua folga ao encontrar um seu superior tenha que bater continência em qualquer local que o encontre e a ele se dirija isto é uma verdadeira mostra do como que não conseguiu nenhuma patente é tratado pelos superiores. Dentro da corporação ou em serviço tudo bem, mas na folga é brincadeira ter que fazer continência para um oficial.
O pior de tudo é que mesmo depois de aposentado ou na reserva termo usado por eles este tratamento é exigido por muitos que fazem questão de dizer que os praças como eles (oficiais) tratam os soldados tem obrigação de cumprimentá-los com continência em qualquer situação. Existem aqueles que não aceitam este tipo de coisa e dispensam a continência, já existem outros que para eles este tipo de tratamento é como se estivesse sendo ‘endeusado’.
Que o major Silvio Correia, ou outros oficiais e até mesmo soldados desaprovem a conduta da Anamara, mas que se respeite o ser humano que ela é, que não fiquem taxando de ‘vagabunda’ ou qualquer outro adjetivo que não dá qualificação a nenhum ser humano, a jovem policial merece respeito e todos nós, ainda mais por ser uma mulher.
Se lá estivesse um homem será que o major o chamaria de vagabundo? Acredito que não, pois a coisa poderia ficar feia quando este deixasse o programa, mas, como se trata de uma mulher tudo fica mais fácil.
Esta história de por Anamara como desertora caso ela não e apresente no próximo dia primeiro ou dois de fevereiro é mais uma brincadeira de mau gosto, todo o Brasil sabe onde ela está e vendo-a a todo o momento será que só a corporação Policia Militar não sabe o seu destino? Que a esperem sair do programa e punam como acharem que ela merece, mas dizer ser ela uma desertora, “me poupem me economizem”, colocar a Anamara dois anos na prisão será também uma outra aberração e isto só vai mostrar que ainda vivemos em um País que está em uma ditadura, escondida por trás das cortinas de uma falsa democracia.
Por que não a impediram de participar do programa quando saiu a relação dos classificados? Por que com certeza esperaram uma outra coisa, que ela fosse apenas mostrar uma policia boazinha, coisa que todos nós sabemos que não é verdade.
Por que o major não faz uma caça às bruxas na Policia Militar do Estado e tira de circulação os maus policiais? No dia dezoito (segunda feira) um PM foi preso em Feira de Santana, porque participou de um assalto a ônibus este sim tem que ser preso e perder a farda já que cometeu um crime que um homem da lei não pode cometer. Agora ameaçar de deserção ou prisão a Anamara é um absurdo é inconcebível e com certeza a sociedade baiana não vai se calar e isto acontecer.
O major deve ficar quieto em seu lugar e torcer para que seja ela a vencedora do programa e conquiste sua liberdade financeira, pois depender do salário apenas de policial muito bem sabe o citado oficial que é ‘fazer chover no molhado’ já que o salário de um PM é como o salário mínimo do povo brasileiro, salário de fome para o que eles fazem e merecem, é bem verdade que não são todos, pois existe muita gente na Policia de todo País que não é digno de vestir a farda de uma corporação como a Policia Militar.
Nós baianos temos mais é que bater palmas e torcer para que Anamara junte-se a Jean Willis e Mara como grandes vencedores do BBB.
Que o Major espere a saída de sua subordinada para ver a punição a ser aplicada a ela e não mais se exceda em suas entrevistas, ou melhor, que ele fique calado apenas assistindo o programa que com certeza vai marcar mais pontos do que falando tanta bobagem.
Que fique bem claro ao major ‘RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS’, se não gosta do programa que não assista se não está gostando da participação d jovem policial que espere a hora certa de agir.
Faça como eu Major, não vejo este programa, pois só tem besteirol e ainda por cima a emissora leva de quem telefona praticamente mais da metade do dinheiro que é dado como prêmio ao vencedor. Mas volto a deixar claro ao senhor que ‘RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS’, por isto respeito para poder ser respeitado.

Um comentário: