FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Estudo mostra que crianças obesas apresentam rigidez nos vasos sanguíneos, problema típico de adultos de meia-idade.
A pesquisa, apresentado por Kevin Harris durante o Congresso Cardiovascular Canadense 2010, avaliou 63 crianças com sobrepeso, em média com 13 anos.
Os resultados foram comparados aos de outras 55 com peso normal.
A pressão arterial foi medida e houve uma avaliação dos lipídios e índice de massa corporal. Além disso, os voluntários passaram por vários exames para determinar a velocidade da onda de pulso da aorta.
Harris, membro do BC Children's Hospital, do Canadá, disse que os resultados demonstram um processo de envelhecimento acelerado nas aortas.
O aumento da rigidez da aorta é geralmente associado ao envelhecimento e aponta uma tendência a problemas cardíacos, que podem levar até a morte em adultos.
"Ficamos surpresos ao descobrir que essas crianças obesas já têm vasos sanguíneos rígidos", afirmou o especialista, segundo reportagem do jornal inglês Daily Mail.
A aorta é a maior artéria do corpo humano. Ela carrega e distribui o sangue rico em oxigênio para todas as outras artérias, e normalmente atua como um tampão para a ação de bombeamento do coração. "Rigidez aórtica é um indicador precoce de doença cardiovascular em crianças obesas", disse o médico.
Segundo ele, a aorta normal tem qualidades elásticas que protegem o fluxo de sangue. "Quando essa elasticidade se perde, o resultado é a rigidez aórtica, um sinal de desenvolvimento de doença cardiovascular".
Harris fez ainda um alerta: "Temos de repensar os padrões de estilo de vida aceitos na sociedade para proteger a saúde futura dos nossos filhos", disse, lembrando que uma dieta inadequada e o sedentarismo ameçam a saúde e o bem-estar da nova geração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário