FONTE: ANAHAD O'CONNOR, DO "THE NEW YORK TIMES* (www1.folha.uol.com.br).
A farmacinha de remédios do banheiro parece ser o lugar ideal para guardar vitaminas e suplementos. Porém, uma pesquisa sugere algo diferente.
Em estudos, cientistas descobriram que o ambiente quente e úmido encontrado na maioria dos banheiros tende a deteriorar vitaminas e outros suplementos ao longo do tempo. Os pesquisadores descobriram que esse processo, conhecido como deliquescência, pode reduzir o poder da vitamina B, vitamina C e outros suplementos solúveis em água tonando-os até inúteis.
Tampas herméticas não necessariamente resolvem o problema, já que a abertura e o fechamento delas permitem que a umidade entre.
Num estudo publicado este ano por cientistas alimentares da Purdue University, pesquisadores mediram a estabilidade de diferentes suplementos de vitamina C em diversas temperaturas e níveis de umidade. Os suplementos apresentaram sinais de deterioração acima de umidade de 80%, um nível de umidade no banheiro capaz de ser produzido pelo vapor de um banho quente.
Outros estudos encontraram efeitos similares com a tiamina, vitamina B6 e outros produtos nutricionais solúveis em água expostos a ambientes úmidos.
Os níveis de umidade podem ser altos também na cozinha. Para uma melhor conservação, tente manter produtos vulneráveis como polivitamínicos, vitaminas para crianças ou produtos em pó numa área seca e fresca com pouca umidade, como o quarto. Se suas vitaminas amoleceram ou apresentam pontos escuros, isso quer dizer que elas já começaram a se deteriorar e provavelmente devem ser descartadas.
Portanto, guardar vitaminas na farmacinha do banheiro ou outra área úmida pode reduzir sua eficácia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário