FONTE: DA REUTERS (www1.folha.uol.com.br).
Um novo estudo descobriu que mulheres jovens e de baixa renda muitas vezes ganham muito peso durante a gravidez, o que levanta preocupações sobre o risco de obesidade a longo prazo.
Conheça a página da Folha no Facebook
Quase dois terços das 427 mulheres grávidas, a maioria negras ou hispânicas, atendidas em duas clínicas médicas nos EUA ganharam mais do que o peso recomendado durante a gestação.
Quase dois terços das 427 mulheres grávidas, a maioria negras ou hispânicas, atendidas em duas clínicas médicas nos EUA ganharam mais do que o peso recomendado durante a gestação.
Um ano após o parto, cerca de metade tinha mantido pelo menos 10 kg conquistados durante a gravidez.
No estudo publicado no "American Journal of Obstetrics & Gynecology", Bonnie E. Gould Rothberg, da Yale University School of Medicine em New Haven, Connecticut, e seus colegas afirmaram que os resultados são preocupantes.
O excesso de ganho de peso durante a gravidez aumenta as probabilidades de ter um bebê maior do que o normal, que pode necessitar de uma cesárea, por exemplo. E as mulheres têm menos probabilidade de emagrecer depois da gravidez, o que aumenta o risco de diabetes e hipertensão.
Outras pesquisas ainda sugerem que recém-nascidos grandes têm mais chance de se tornarem obesos ao longo da vida.
Os pesquisadores descobriram que antes da gravidez, apenas um quarto das mulheres estavam acima do peso, e um pouco mais do que isso eram obesas.
Entre as que estavam com peso normal antes da gravidez, quatro em cada dez se encaixaram na definição de sobrepeso um ano após o parto, e uma em 20 caiu na categoria de obesa.
Das que estavam acima do peso antes de engravidar, mais da metade eram obesas um ano após o parto, com base no IMC (índice de massa corporal), uma medida do peso em relação à altura. IMC acima de 25 é considerado sobrepeso e acima de 30, obesidade.
Como as mulheres no estudo tinham apenas idades entre 14 e 25, segundo os pesquisadores, é provável que elas tenham mais filhos e, possivelmente, ganhem mais peso após as gestações.
O IOM (Institute of Medicine), um órgão consultivo do governo dos EUA, recomenda que o ganho de peso normal é de 11 kg e 16 kg durante a gestação.
Mulheres que estão abaixo do peso ideal são aconselhadas a ganhar 12 kg a 18 kg, enquanto aqueles que estão acima podem ganhar entre 7 kg e 11 kg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário