quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

MAQUIAGEM TEM VIDA CURTA; SAIBA COMO CONSERVÁ-LA ATÉ FIM DA VALIDADE...

FONTE: JULIANA CUNHA, COLABORAÇÃO PARA A FOLHA (www1.folha.uol.com.br).

Mais da metade dos adultos ingleses usa cosméticos todo dia. Desses, 15% não sabem que eles têm data de validade e 66% admitem que conhecem os prazos, mas usam os produtos mesmo que estejam vencidos.
Os dados foram levantados pela Opinium Research --uma das maiores empresas de pesquisa da Inglaterra.
No Brasil, a reportagem entrevistou 50 consumidoras assíduas de maquiagem. Dessas, 30 admitem que usam produtos vencidos.
As principais justificativas são o preço dos cosméticos e a sensação de "desperdício" ao jogar fora um produto que ainda não acabou.
"Quando a validade expira, há mais chance de crescimento de fungos e bactérias", diz a dermatologista Denise Steiner, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O uso de produtos contaminados também agrava quadros de acne e pode causar inflamação em pequenas feridas e lesões.
CONSERVAÇÃO.
A validade da maquiagem varia de acordo com as condições de armazenamento.
A data indicada na embalagem costuma ser o "prazo mínimo", o período em que o fabricante garante que o produto pode ser usado.
Depois disso, cabe ao consumidor avaliar os riscos. "Quando o produto está com a cor modificada, fica separado em duas fases, com odor diferente ou causa irritação, deve ser jogado fora imediatamente", diz Steiner.
O corretivo exige atenção especial. Por ser usado para esconder espinhas, ele fica contaminado por bactérias, que voltam para o rosto cada vez que o produto é usado.
Outros reis da troca de bactérias são maquiadores profissionais que não lavam seus pincéis com frequência.
A dermatologista lembra que, há poucos anos, as manicures usavam o mesmo alicate para todas as clientes, sem descontaminá-lo, e todo mundo achava isso normal.
"Um dia ainda vamos considerar uma falta de higiene essa história de usar o mesmo rímel que um desconhecido", afirma Steiner.
ONDE DEIXAR.
A melhor forma de guardar maquiagem é em caixas transparentes, em lugar seco, fresco e escuro.
Uma penteadeira com gavetas no quarto ou o armário são as melhores escolhas.
O banheiro é o pior lugar para guardar cosméticos. O calor, o vapor e a pouca ventilação ajudam na proliferação de bactérias e alteram a composição docosmético.
A consistência do produto também influencia a validade. Segundo a médica Renata Velloso, quanto mais seco, mais resistente.
Assim, a sombra em pó dura mais que a cremosa, que dura mais que a líquida. O mesmo vale para base, corretivo, delineador e blush.
O rímel tem vida ainda mais curta. A embalagem escura e a consistência líquida são ideais para as bactérias.
Para aumentar sua duração, evite ficar "bombando" o pincel dentro do tubo. Isso leva ar para dentro do frasco e facilita ainda mais a vida dos micro-organismos.
Outra solução é improvisar. Muitas vezes, a maior diferença entre um rímel caro e outro de marca boa, só que mais barato, é o pincel.
"Se a sua máscara chiquérrima estragar e o dinheiro estiver curto, deixe o pincel de molho em água quente com xampu neutro e lave bem. É só usar esse pincel para aplicar uma máscara mais em conta", sugere Velloso.

Um comentário:

  1. ......PURO GLAMOUR.... PRATICIDADE PURA...

    SEGURANÇA DE BELEZA FEMININA

    A QUALQUER MOMENTO E EM QUALQUER COMPROMISSO SOCIAL OU PROFISSIONAL

    Experimente as AMPOLAS LIFTING COUP d´ECLAT DA FRANÇA Elas AMENIZAM RAPIDAMENTE AS RUGAS DE EXPRESSÃO , DIMINUEM O CANSAÇO DO ROSTO E PODEM SER MISTURADAS À BASE DE MAQUIAGEM POR SEREM INCOLORES .


    VC VAI ADORAR...........................


    Não irritam a pele e são ate indicadas por dermatologistas para as rugas de expressão

    O laboratorio Asepta de MÔNACO, NA RIVIEIRA FRANCESA foi o inventor do lifting instantâneo e é ate hoje o maior produtor mundial dessas ampolas

    ESTUDOS DE EFICACIA MENSURAVEL:

    3 MINUTOS após a aplicação as diminuições da amplitude do relevo e do relevo médio de 6% são observadas em 59 e 65% dos voluntários.

    4 HORAS após a aplicação do produto, a diminuição de – 10% da rugosidade assim como as diminuições significativas de -15% da amplitude do relevo e do relevo médio nos permitem concluirmos num efeito tensor significativo 4 horas após a aplicação.

    8 HORAS após a aplicação, a diminuição de -9% da rugosidade assim como as diminuições significativas de -14% da amplitude do relevo e de – 12% do relevo médio nos permitem concluirmos num efeito tensor significativo 8 horas após a aplicação do produto.

    O produto tem permitido melhorar significativamente a qualidade da duração da base de maquilagem ate 8 horas após a sua aplicação: respectivamente, ρ=0,023 após 2 horas, ρ= 0,011 após 4 horas e ρ=0,007 após 8 horas.

    consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda):

    asepta.com ( da França )
    asepta.com.br ( no Brasil )

    No site asepta.com.br na pagina "parceiros" ha inúmeras opções onde comprar.
    A Época Cosméticos no Rio, Drogaria Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet ( dermexpress, dermatan, pharmaweb,... )

    TER AMPOLAS LIFTING COUP D´ÉCLAT NA BOLSA ASSEGURA SEMPRE ESTARMOS PRONTAS PARA ATENDER ADEQUADAMENTE QUALQUER COMPROMISSO EMERGENCIAL INADIÁVEL COM TRANQUILIDADE E SERENIDADE.

    SIMPLES ASSIM..............

    ResponderExcluir