quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CARDIOPATIA AUMENTA CEM VEZES RISCO DE MORTE MATERNA, DIZ ESTUDO...



FONTE: DA FRANCE PRESSE (www1.folha.uol.com.br).

Mulheres grávidas com problemas cardíacos correm um risco cem vezes maior de falecer e o risco para seus filhos é multiplicado por dez, segundo números divulgados na terça-feira (30), durante um congresso médico em Paris.

Com base na análise de dados de 1.300 mulheres, reunidos desde 2008 em 28 países europeus, cientistas relataram a ocorrência de 13 mortes maternas --1%-- entre mulheres grávidas com problemas cardíacos.

Em mulheres saudáveis, a taxa média de mortalidade materna na Europa é de uma em 10 mil.

Das 1.300 mulheres pesquisadas, 869 tinham doença cardíaca congênita, 333 eram pacientes cardiovasculares, 79 tinham cardiomiopatia e 24 sofriam de cardiopatia isquêmica.

A cardiomiopatia faz com que o músculo cardíaco fique mais grosso e rígido do que o normal, enquanto a cardiopatia isquêmica se caracteriza pelo reduzido fluxo sanguíneo para o coração.

No estudo foram constatados 59 casos de mortes fetais ou 4,5% do total, cerca de dez vezes a taxa normal de mortalidade para países europeus.

Dados sobre o vínculo entre a doença cardíaca e a mortalidade materna são escassos e exames clínicos aleatórios não são possíveis, explicou Jolien Roos-Hesselink, encarregado de um registro de dados realizado em 2006 pela SEC (Sociedade Europeia de Cardiologia).

"A única forma de implementar nosso conhecimento sobre os fatores que determinam os efeitos das doenças cardíacas em mulheres grávidas é reunir dados de um grande número de gestações e tentar encontrar padrões de resultados que se correlacionem com estratégias de gestão", afirmou o especialista em um comunicado.

Roos-Hesselink disse que os números, apresentados durante o congresso anual da SEC, que termina na quarta-feira (31), fazem parte de uma análise provisória e que mais dados são necessários para uma melhor compreensão de quais tipos de doença cardíaca representam maiores riscos e qual tratamento pode ser o mais eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário