terça-feira, 30 de agosto de 2011

CARTÃO NO MALBORO ESCONDE MENSAGEM SOBRE MALEFÍCIO DO CIGARRO...



FONTE: IURI DE CASTRO TÔRRES, DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).

A empresa Philip Morris, fabricante do Marlboro, tem maquiado a mensagem do Ministério da Saúde a respeito dos malefícios do cigarro que deve estar obrigatoriamente na traseira da embalagem.

Por meio de um cartão que vem acoplado aos maços do Marlboro vermelho, o consumidor pode, facilmente, esconder as fortes imagens e frases sobre os perigos acarretados pelo fumo.

Um dos lados do cartão traz a mensagem regular. Ao virá-lo, no entanto, o consumidor vê uma propaganda que contém uma versão reduzida da advertência padrão --que, por lei, deve cobrir toda a traseira do maço.

Procurada pela Folha, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou não ter conhecimento deste caso, mas afirmou que a prática é proibida.

A agência diz que analisará a irregularidade e, se for o caso, aplicará as sanções previstas em lei, que vão de multa a apreensão do produto.

Procurada pela reportagem, a Philip Morris preferiu não se pronunciar.

Segundo a Anvisa, essa prática já foi utilizada anteriormente, e a empresa --cujo nome não foi divulgado pela agência-- foi autuada.

Segundo o médico e colunista da Folha Drauzio Varella, as advertências nos cigarros são importantes e qualquer tentativa de escondê-las é um crime.

"Estudos mostram que os avisos são eficazes", diz Varella. "Mesmo que não impeçam as pessoas de fumarem, pelo menos as informam."

Nenhum comentário:

Postar um comentário