segunda-feira, 2 de abril de 2012

NÃO DEIXE SEU CÉREBRO NO SEDENTARISMO...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


Pesquisas indicam que o cérebro inicia um processo de declínio cognitivo a partir dos 25 anos de idade, mas é possível manter o cérebro afiado e adiar o declínio das suas funções e habilidades com o treinamento cerebral.

Segundo os cientistas, as células do cérebro começam a morrer. As pessoas desta faixa etária têm aproximadamente 100 bilhões dessas células, chamadas neurônios. É a partir dos neurônios, que o nosso cérebro interpretam os estímulos do mundo.

Mas em experiências com ratos, cientistas comprovaram que há exercícios para o cérebro que fazem esses neurônios de alguma forma serem reativados.

O termo pode parecer estranho à primeira vista, mas a ginástica para o cérebro está ganhando cada vez mais força e adeptos. Preocupados com o desempenho das atividades cerebrais, muitas pessoas estão buscando alternativas para não deixar o cérebro cair no sedentarismo.

Inclusive, doenças neurológicas são mais comuns com o envelhecimento dos neurônios. Doenças como os AVCs (conhecidas como “derrames”), os distúrbios do movimento (como tremores e Doença de Parkinson), as epilepsias, as demências (como a doença de Alzheimer), as doenças desmielinizantes (como a Esclerose Múltipla) são cada vez mais comuns.

Já existem diversas pesquisas nesse sentido. A revista Neurology publicou uma nova pesquisa científica demonstrando que exercícios para o cérebro podem atrasar o surgimento dos sintomas da doença de Alzheimer e encurtar a sua duração. O estudo foi conduzido pelo neuropsicólogo Dr. Robert Wilson, do Centro Médico da Universidade Rush, em Chicago.

Hoje, sabe-se que a neuroplasticidade é a capacidade que o cérebro tem de se reorganizar ao longo da vida. Essa reorganização ocorre através da criação de novos neurônios e de novas conexões (sinapses) entre eles. A neuroplasticidade é acionada por nossas experiências, pelo que ocorre em nossa vida. E essa atividade é reduzida à medida que envelhecemos, mas ela não desaparece.

A ginástica cerebral é indicada para todas as idades e atende as necessidades especificas de cada grupo. E além de tudo, ainda são um importante aliado da neuroplasticidade. O fato de se fazer ginástica cerebral regularmente ajuda a prevenir ou retardar o aparecimento de certas doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário