sexta-feira, 14 de setembro de 2012

BANCÁRIOS ANUNCIAM GREVE...


FONTE: Naira Sodré, TRIBUNA DA BAHIA.

                   
Em assembleia realizada na Avenida Sete de Setembro, em Salvador, na última quarta-feira (12/9), os bancários da Bahia aprovaram greve por tempo indeterminado a partir do dia 18 de setembro.

De acordo com o Sindicato dos Bancários, a categoria rejeitou a proposta de 6% de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários, Euclides Fagundes, mesmo com os avanços tecnológicos, a greve dos bancários ainda consegue mexer com a vida da população, por isso o movimento de reivindicação é considerado de forte apelo.

A categoria quer aumento de 12.8%, além de reajuste nos benefícios e Participação nos Lucros e Resultados (PLR) no valor equivalente a três salários e mais R$ 4,5 mil. Enquanto isso, a Fenaban divulga os mecanismos que os clientes bancários podem utilizar para efetuarem suas operações bancárias com praticidade e segurança durante a greve.

Os clientes podem utilizar os correspondentes não bancários. Existem no País 165 mil correspondentes não bancários, tais como supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. As casas lotéricas, por exemplo, funcionam durante o horário comercial. Por esse canal, é possível pagar contas de água, telefone, com ou sem fatura; pagar tributos, boletos de bancos; pagar prestação de habitação; pagar INSS / GPS; FGTS-GRF / GRRF / GRDE (com código de barras) e contribuição sindical – em dinheiro.

O cliente também pode realizar saques de contas correntes e poupanças com cartão magnético, programas de benefícios sociais, INSS, seguro desemprego e PIS e ainda o FGTS – com cartão cidadão.

Também é possível consultar saldos extratos de contas do FGTS, PIS, realizar depósitos em contas correntes e poupanças – em dinheiro, encaminhar propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e fazer empréstimo por consignação para aposentados e pensionistas do INSS e empregados de empresas conveniadas, além de recarga de celular pré-pago.

Além disso, existem no País 179 mil caixas eletrônicos, dos quais 132 mil em agências, 32 mil em postos de atendimento e 14 mil locais públicos.

Os caixas eletrônicos são o principal canal de realização de transações bancárias, com 32% do total (18 bilhões de operações em 2010); em seguida, vêm o Internet Banking (23% do total, 13 bilhões de transações em 2010) e as operações nos caixas das agências (9%, com 5 bilhões de transações).

Ao todo, 38 milhões de clientes utilizam o Internet Banking. Nesses canais, a população pode realizar suas transações com comodidade e segurança – os bancos investem R$ 9,4 bilhões por ano em segurança.

Se for indispensável ir a uma agência bancária, o cliente deve consultar o site BuscaBanco, da Febraban.

Por meio desse serviço, é possível localizar qualquer uma das 19,8 mil agências existentes no País com conforto e confiabilidade: www.febraban.org.br/buscabanco.

A Internet é um dos canais de atendimento bancário que mais cresce; de 2009 para 2010, a variação foi de 27,4%, com aumento tanto na modalidade pessoa física como na pessoa jurídica. Esse canal vem sendo constantemente aprimorado para oferecer cada vez mais serviços a cidadãos e empresas. No Internet Banking, é possível realizar a maioria das transações.

O telefone também é uma opção durante a greve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário