segunda-feira, 17 de setembro de 2012

MORAR PERTO DE ESTRADAS DE GRANDE CIRCULAÇÃO É PROBLEMA PARA 31,8% DOS BRASILEIROS...


FONTE: Do UOL, em São Paulo (noticias.uol.com.br).


Ao menos 31,8% dos brasileiros se queixam de morar perto de estradas de grande circulação de veículos. É o que aponta o estudo Perfil das Despesas no Brasil, da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado sexta-feira (14).

A reclamação é ainda mais recorrente entre os moradores da região Sul (35,8%). Mas, não é a única quando o assunto são os problemas relacionados ao entorno do local onde se mora. A ausência de pavimentação na rua do domicílio foi apontada por 31,1% dos entrevistados --problema mais recorrente nas regiões Norte (52,6%) e Nordeste (46,1%).

Entre os moradores de casa, o quesito pavimentação assume a primeira colocação do ranking das reclamações, atingindo 34,5% dos domicílios do país. No Norte e no Nordeste, o índice chega a 54,4% e 48,9%, respectivamente.

Já entre os moradores de apartamentos, a estrada de grande circulação de veículos volta a ser o aspecto negativo mais apontado, com 42,9% no país e destaque para as regiões Nordeste (61,0%) e Sul (53,9%).

Mesmo que com menos recorrência, a ausência de água canalizada também foi apontada por 7,2% das famílias brasileiras. Nas regiões Norte (23,7%) e Nordeste (18,3%) essas queixas foram mais frequentes. E, segundo o estudo do IBGE, do total de domicílios com água encanada no país, 24,7% ainda não têm qualquer sistema de aquecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário