domingo, 9 de setembro de 2012

POR QUE CRIANÇAS ADORAM LIVROS E FILMES DE TERROR?...


FONTE: ANDRÉA LEMOS, DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).

Pedro Mahfuz, 10 anos, adora livros "que não têm final feliz". Lê histórias de assassinos e monstros e não fica com medo. Mas roeu as unhas e fechou os olhos quando viu "Parque dos Dinossauros". "Tinha uns cientistas que pareciam correr atrás de mim", contou o garoto, que pensou em desenhos engraçados para conseguir dormir naquela noite.

Classificação indicativa leva em consideração terror e violência

Garoto de dez anos enfrenta fantasmas e mortos-vivos

Heloisa Prieto e André Barcinski dão dicas de livros e filmes assustadores

Quando está na casa de Joaquim, 7 ano, cobre-se com saco de dormir e brinca de assustar o primo no quarto escuro. Joaquim morre de medo de Chucky, o boneco do filme "Brinquedo Assassino", mas pesquisa histórias de reis e ditadores terríveis.

Como Pedro e Joaquim, muitas crianças gostam de sentir um "medinho". E é por isso que o cinema investe em histórias como a do filme "ParaNornan", sobre zumbis e fantasmas, que estreou ontem.

          

VENCER O MEDO.

Beatriz Kreisler, 13 anos, conheceu a lenda da loira morta que fica nos banheiros das escolas quando tinha 11 anos. Desde então, seus livros e filmes preferidos são arrepiantes. "Quando termino de ver ou de ler, sinto que venci meu medo", ela diz.

Beatriz tocou numa questão que, para a psicóloga Rosely Sayão, colunista da Folha, explica o sucesso de histórias assustadoras entre crianças e jovens. "Os pais não devem impedir os filhos de sentir medo. É assim que aprendem a se proteger."

Se o sentimento de medo não existisse, as pessoas atravessariam a rua sem olhar para os lados. Ou dirigiriam o carro de olhos fechados. Como temem acidente, tomam cuidado.

O medo ajuda a sobreviver, afirma Ricardo Halpern, especialista em comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Na hora em que algo assustador acontece, é natural que o corpo se prepare para reagir. Por isso, o coração acelera e faz o sangue chegar mais rápido aos músculos e ao cérebro; as pupilas (bolinha preta no meio do olho) aumentam, para que a visão melhore. O indivíduo fica pronto para escapar.


MEDO DE QUÊ.

A psicóloga Rosely Sayão explica que há medos comuns entre crianças mais novas e outros entre crianças mais velhas. Confira:

Até os seis anos.

- Escuro

- Seres imaginários

- Ficar longe dos pais

A partir dos sete anos.

- Medo dos pais, de outras pessoas queridas e medo da própria morte

- Doença

- Violência da cidade

- Fracasso na escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário