Tenho sempre me perguntado por que a maioria dos órgãos públicos a nível federal, estadual e municipal tem realizado concursos nas diversas áreas com certa constancia e insistência esta minha indagação vem do seguinte parâmetro a maioria destes órgãos estão hoje contratando empresas terceirizadas para realizarem seus serviços e teimam na realização de concurso e na maioria das vezes os aprovados nunca são chamados ou em bem poucos casos chamam apenas alguns dos primeiros aprovados na tentativa de disfarçar ou abafar o que pode vir por trás dos mal fadados concursos, aqui em Jequié há cerca de dois anos passados foi realizado um concurso pela prefeitura municipal e poucos foram os chamados se é que alguém aprovado foi realmente chamado uma vez que as reclamações são muitas.
É muito fácil realizar concursos onde o dinheiro arrecadado não tem prestação de contas e ele vai embora pelo ralo como água que está sendo jogado fora, alguns órgãos de alto escalão dos governos nas três esferas realizam eventos como os já citados e terminam entrando pelo esquecimento de quem fez as provas uma vez que logo vem outro concurso em outra área e aquele realizado no passado entra no esquecimento e quase ninguém cobra, principalmente com receio de represália é de se lamentar que isto ocorra e ninguém toma providência, seria bom que todo e qualquer concurso ao abrir encerrar as inscrições fossem divulgadas não apenas o número de vagas, valor de inscrição como em seu encerramento ser divulgado o número de inscritos, quanto foi arrecadado e para onde se destina o dinheiro das inscrições.
Esta é uma verdadeira caixinha de papelão sem fundo onde só se sabe que o dinheiro está entrando, mas para onde está indo ninguém sabe. O dinheiro de inscrição de concurso é a mesma coisa que dinheiro de fianças que são pagas por alguém quando é preso por qualquer delito cometido e não sabemos o destino do dinheiro depositado, seria bom que todo dinheiro arrecado em fianças e concursos tivessem uma prestação de contas a população, sabendo para onde vai o dinheiro já existe desvio de verbas imagine não sabe o destino final de verbas das fianças pagas e dos concursos.
Voltando a Jequié, gostaríamos em nome dos concursados e aprovados de saber o que será feito com eles? Se que vão ser chamados e quando serão? O que aqui acontece é um verdadeiro desrespeito ao dinheiro de quem com muito sacrifício pagou para realizar provas em busca de uma colocação e termina sendo ludibriado e fica a ver navios já que ninguém dá uma satisfação plausível para o caso, na maioria destes concursos eles acontecem apenas para que pessoas que já estão nos diversos cargos sejam apenas efetivados sem que recaia sobre os órgãos uma fiscalização rígida e que os culpados sejam punidos como determina a lei.
Seria bom que toda e qualquer pessoa que tenha realizado concurso seja pra que órgão for entre com uma ação coletiva no Ministério Público de sua cidade denunciado o ocorrido e não tenha medo de represálias.
Se contrataram empresas terceirizadas para realizarem determinados serviços PARA QUE ENTÃO A REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO? Será apenas para enganar o povo! O povo tem que ficar de olho bem aberto e não entrar nestas sem saber o que realmente vai acontecer após a realização das provas e dos resultados divulgados se aqueles com melhores notas realmente serão chamados ou não. Procure antes de fazer inscrição para determinado concurso se realmente existem aquelas vagas, se já não existe uma empresa prestando serviço por que ai você não vai se sentir lesado depois de sai aprovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário