segunda-feira, 6 de maio de 2013

FRUTAS E VEGETAIS MELHORAM O HUMOR...

FONTE: CicloVivo, TRIBUNA DA BAHIA.
    

Um estudo da Universidade de Warwick, no Reino Unido, concluiu que as frutas e vegetais podem melhorar o humor das pessoas. A pesquisa envolveu 80 mil participantes e constatou que, quanto maior o consumo destes alimentos por dia, melhor o estado de espírito e a sensação de alegria.

Os cientistas ainda não sabem, com precisão, qual o fator determinante para que isso ocorra, mas os nutrientes encontrados nas frutas e nos vegetais podem ser a resposta para a alegria que eles proporcionam. De acordo com as experiências realizadas, o auge do bom humor ocorre com a ingestão de sete porções diárias de frutas ou legumes.

A descoberta animou não só os pesquisadores da universidade britânica, como chamou atenção da comunidade científica ao redor do mundo. "É difícil apontar o mecanismo de ação que levou ao resultado, mas sabe-se que esses alimentos são fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes", comenta a neurocientista Patrícia Brocardo, da Universidade de Victoria, no Canadá. Outra importante substância para despertar os sorrisos das pessoas é o ácido fólico, presente na maioria das frutas e vegetais, e que aparece em baixos níveis em pessoas que sofrem de depressão.

No entanto, é preciso ficar atento na hora de consumir as frutas, que têm frutose, um tipo de açúcar que pode engordar, se consumido em excesso. O ideal é ter uma dieta balanceada e sempre apostar nos legumes. Para melhorar o humor de forma sustentável, vale a pena escolher os produtos orgânicos, e, de preferência, produzidos na localidade em que você mora. Além disso, lembre-se de aproveitar as frutas e legumes em sua totalidade, evitando o desperdício de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário