quinta-feira, 13 de março de 2014

QUAIS SÃO OS MELHORES EXERCÍCIOS PARA GRAVIDEZ...

FONTE: Doutíssima, TRIBUNA DA BAHIA.

Há muitas boas razões para se manter ativa quando você está grávida. Os exercícios para gravidez melhoram o seu tônus muscular, força e resistência, o que pode torná-lo mais fácil a sua adaptação às mudanças que a gravidez traz.

Os exercícios para gravidez praticados regularmente irão ajudá-la a carregar o peso que você ganha durante o período, prepará-la para o desafio de parto e nascimento. Além disso eles vão melhorar seu humo, dar energia, ajudar a dormir melhor e voltar em forma depois do nascimento vai ser bem mais fácil.
O exercício ideal na gravidez faz o seu coração bombear e a mantém flexível sem causar estresse físico. Muitas atividades, como corrida e musculação, caem super bem no começo, mas você pode precisar modificar o treino ao longo dos meses.
Você vai realmente sentir o benefício, se você fizer uma combinação de: exercício aeróbio, que trabalha o coração e os pulmões e exercício muscular físico, que melhora a sua força, flexibilidade e postura.
Para obter todos os benefícios, você precisa se exercitar pelo menos três vezes por semana, de preferência mais. Tente encontrar algum exercício que você goste, assim você fará a prática com prazer e motivada.
Evite a prática de esportes onde há risco de colisão, ou de escorregar e cair, como squash, ginástica, patinação, equitação e esqui.

Separamos alguns exercícios de gravidez seguros. Mas não se esqueça de conversar com o seu médico, parteira ou um fisioterapeuta antes de iniciar qualquer exercício novo para você.

Caminhada.
A caminhada rápida é um dos melhores exercícios para gravidez. Ela mantém você em forma sem abusar dos joelhos e tornozelos, e exercita o seu coração. Ele é seguro durante a gravidez, e pode ser construído em sua rotina diária. O ideal é caminhar pelo menos 30 minutos por dia, cinco vezes por semana. Então, caminhe até as lojas em vez de dirigir, pegue o ônibus somente metade do caminho, ou dê algumas voltas no parque durante o seu horário de almoço.

Corrida.
Correr é uma das formas mais rápidas e eficientes para trabalhar o seu coração e corpo, e você pode variar a distância que seus níveis de energia permitir.
No entanto, se a atividade é nova para você, o período da gravidez não é a melhor hora para começar. Prefira um exercício mais suave como caminhar e nadar.

Natação.
A natação é um exercício ideal e seguro durante a gravidez. Exerce seus braços e pernas, e trabalha o seu coração e pulmões ao mesmo tempo. Quanto maior estiver sua barriga, mais você vai apreciar sentir-se sem peso na água.

Se você gosta de atividades em grupo, você pode participar de uma aula ou hidroginástica. Se exercitar na água é suave para as suas articulações e apóia a sua barriga. O exercício ainda ajuda a aliviar a dor e inchaço nas pernas no final da gravidez.

Yoga.
O Yoga para gravidez ajuda a manter o tônus muscular, sua flexibilidade e melhora sua postura. É mais gentil com as articulações do que muito outros exercícios. No entanto, você também deve fazer alguma atividade aeróbica simultaneamente, como caminhada rápida, algumas vezes por semana, para dar ao seu coração um bom treino.
Alongamento ajuda a mantê-la flexível, porém não exagere. Pense cuidadosamente quando abrir e alargar o seu corpo. O seu professor de yoga vai mostrar-lhe como relaxar o corpo e a mente.
Certifique-se de que o seu professor de yoga é experiente na prestação de consultoria para as mulheres grávidas e em exercícios para gravidez. É melhor se inscrever numa aula de yoga do que começar por um DVD. Os exercícios que você aprende pode ajudá-la com o relaxamento e respiração na hora do parto também.
Dança.
De um modo geral, você pode continuar com as aulas de dança se você já fazia regularmente antes da gravidez. Ou você pode fazer o seu coração bombear dançando suas músicas favoritas no conforto e privacidade da sua própria casa.

Entre os exercícios para gravidez, a dança é bem segura, só não tente saltar, pular, rodopiar ou mudar de direção bruscamente, pois assim você pode perder o equilíbrio e cair. Algumas academias oferecem aula de dança pré-natal, você pode se perder na música, enquanto mantém a forma e se diverte sob a instrução de um professor qualificado, que pode adaptar os movimentos à sua fase de gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário