quinta-feira, 24 de julho de 2014

MORANGO ESTÁ ENTRE OS ALIMENTOS QUE EVITAM O RESSECAMENTO COMUM DA PELE NO INVERNO...

FONTE: Mariana Bueno (itodas.uol.com.br).

Veja uma lista do que comer para neutralizar os radicais livres e também o que deve passar longa da sua dieta.


As mudanças de temperatura acabam prejudicando a pele, especialmente com a chegada do frio, e isso não é novidade para ninguém. Mas o que muita gente não sabe é que se alimentar da forma correta pode ajudar a proteger a pele no inverno e deixá-la hidratada, evitando problemas como o ressecamento.

A dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, indica os melhores alimentos e explica como eles atuam no organismo.

O que comer:

Frutas, legumes e hortaliças.

"É fundamental a ingestão desses alimentos, que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres". 

Vitamina C.

"As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a framboesa, a laranja, a mexerica, o limão, a cereja entre outras, e vegetais, como o brócolis, o repolho, a cenoura, entre outros, são ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento".

Soja.

"A pele possui receptores para as isoflavonas, substâncias presentes na soja que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade". 

Castanhas, nozes e amêndoas.

"São ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes e, por isso, importantes aliadas para manter a pele saudável e bonita".

Água.

"No inverno as pessoas acabam deixando de beber água e isso prejudica a hidratação da pele. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica".

Ômega 3 e óleo de prímula.

"Tem efeitos benéficos e comprovados no tratamento de doenças inflamatórias da pele. Já o óleo de prímula possui ácido graxo poliinsaturado que é envolvido diretamente na síntese de ceramidas da pele, isto é, na produção de lipídeos responsáveis por mantê-la hidratada, íntegra e protegida. 

Atum, salmão e sardinha.

"Também são fontes de ácidos graxos poliinsaturados que, por não serem produzidos naturalmente pelo organismo, precisam ser ingeridos pela alimentação diária".

O que evitar.


Os alimentos gordurosos, industrializados e de alto índice glicêmico, assim como o açúcar, devem ter seu consumo reduzido ou evitado, pois pioram a oleosidade cutânea. "É muito comum aumentarmos o consumo desses tipos de alimento no inverno. O chocolate, por exemplo, principalmente o branco e o ao leite contém açúcares, gordura e leite em grandes quantidades, podendo favorecer o aumento da oleosidade da pele, e consequentemente o aparecimento de cravos e espinhas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário