quarta-feira, 23 de julho de 2014

PIONEIRO DA CIRURGIA CARDÍACA É LEMBRADO...

FONTE: Noemi Flores, TRIBUNA DA BAHIA.

“Pessoa dinâmica, profissional inquieto, quer sempre estar atualizado, perfeccionista e até hoje opera. Trabalhador que está sempre no hospital preocupado com as pessoas mais pobres que não têm acesso ao tratamento e cumpre com excelência a sua missão”.

É assim que o provedor Roberto de Sá Menezes, da Santa Casa de Misericórdia, entidade a que pertence o Hospital Santa Izabel, se refere ao doutor em cirurgia cardiovascular Nilzo Ribeiro, que há 40 anos realizou a primeira cirurgia cardíaca neste hospital e que será homenageado pelos colegas com um almoço, hoje, às 12 horas no salão nobre do hospital.

Menezes destaca que “com esta cirurgia o serviço de cardiologia foi ganhando importância. Por isto é muito justa a homenagem a este pioneiro”. O provedor disse ainda que no  hospital,  o centro cirúrgico tem o nome do homenageado.
“ O centro que leva o nome dele tem o incentivo ao Programa de Residência Médica e mais capacidade para atender os segurados do SUS”(Sistema Único de Saúde), informou .
Quando foi inaugurado este centro, em 2008, as expectativas do homenageado e da direção eram de que aumentasse o número de atendimento e as filas de espera acabasse, mas segundo o provedor da Santa Casa de Misericórdia faltam mais recursos do SUS para pagar a demanda.
“Não se pode produzir além do que o SUS paga porque são cirurgias de alta complexidade e a verba que é enviada pelo SUS é para dividir com mais especialidades como oncologia e ortopedia”, afirmou, acrescentando que esta última aumentou o número de pacientes e muitas vezes a prioridade das verbas é para oncologia.
O médico Nilzo Ribeiro ressalta que nestes 40 anos fizeram algo em torno de 18 mil cirurgias e nos últimos anos a sua equipe teve a colaboração de outras equipes, que atualmente formam cinco, grupos que têm feito muito pelos pacientes.
O especialista se sente orgulhoso em afirmar que 70 a 80% dos atendimentos são para pacientes do SUS. “É uma estrutura que presta um fantástico trabalho ao SUS. Em áreas em um nível muito bom como oncologia, neurologia, ortopedia e cardiologia”.
Em relação à homenagem, o cardiologista se emociona pelo reconhecimento que a Santa Casa e o ex- provedor e atual secretário de saúde de Salvador, José Antonio Rodrigues, estão tendo para com ele que continua trabalhando como sempre trabalhou, entrando pela manhã no hospital e saindo no final da tarde.
O cirurgião Nilzo Ribeiro é conceituado pelo seu trabalho não só no país, pois já realizou inúmeras conferências sobre o que há de mais moderno em cirurgia cardiológica nos Estados Unidos, Inglaterra e Japão. Ele,
que já foi assistente do renomado professor e ex-ministro da Saúde Adib Jatene, relembra, a sua chegada a Salvador em 1974, convidado pelo então diretor do Hospital Santa Izabel, Raimundo Perazo, em uma época em que poucas cirurgias cardíacas eram realizadas no Estado.
“O hospital já tinha uma vinculação com a cardiologia e realizado cirurgias. Mas era muito pouco”, contou, acrescentando que das grandes cidades do país, Salvador foi a última a realizar cirurgia deste porte, na época.
Este tempo longínquo faz parte das recordações do cardiologista que comemora com orgulho a posição do hospital no país, ao lado dos grandes centros, como grande referência no tratamento cardiológico.

Neurologista alerta para os desafios do AVC. 
O Acidente Vascular Cerebral (AVC), mais conhecido como derrame, é a terceira doença que mais mata no mundo e a principal causa de morte no Brasil. Para alertar a população e falar dos desafios no combate a doença, o professor e neurologista João José Carvalho, chefe do Serviço de Neurologia do Hospital Geral de Fortaleza, ministra palestra sobre o tema nesta quinta-feira (24), em Salvador. O evento será realizado, a partir das 19 horas, no Hospital da Bahia, onde também acontece a inauguração do Instituto do Cérebro.  

A falta de atendimento emergencial e acompanhamento preventivo especializado estão entre os principais fatores que contribuem para que o paciente vítima de AVC desenvolva sequelas ou chegue a óbito. O Instituto do Cérebro tem como objetivo atuar justamente para preencher essa lacuna, oferecendo serviços de neurologia mais completos, com diagnósticos preventivos e emergenciais mais precisos e tratamento integral com profissionais especializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário