Gelatinas que podem
se transformar em filézinhos ou pós que viram cenouras são alguns dos produtos
específicos para idosos desenvolvidos pela indústria alimentícia japonesa, que
encontrou um filão no envelhecimento da sua sociedade.
Cada vez mais
empresas japonesas apostam em produtos alimentícios exclusivamente dirigidos
aos consumidores de idade avançada, com características como uma textura mais
suave do que o habitual ou pré-cozidos e embalados individualmente.
Estes produtos podem
ser encontrados nos supermercados com rótulos como "sênior" e com
características adaptadas às dificuldades para mastigar e para engolir dos mais
velhos, e preparados para se encaixar em seus hábitos de consumo.
Muitos japoneses com
mais de 65 anos vivem e comem sozinhos - entre 20% e 40%, segundo dados da
Associação Japonesa da Dieta -, o que tem feito os fabricantes optarem em
apresentar os produtos em porções individuais e quase prontos para consumo.
Uma das empresas de
ponta neste nicho de mercado é a especializada em suplementos alimentares Nutri
Co, que lançou uma linha de gelatinas e pós a partir de produtos desidratados,
que depois de reconstituídos têm um aspecto muito parecido ao de alimentos
naturais e propriedades nutricionais semelhantes.
A partir destes
produtos podem ser preparados substitutos de tomates ou cenoura, udon (os
macarrões grossos japoneses), filézinhos de frango e de atum e até
hambúrgueres, alimentos que na textura original seriam difíceis de comer para
pessoas que já perderam dentes ou têm problemas de deglutição.
Embora estes
alimentos sejam distribuídos principalmente em hospitais e residências para
idosos, a empresa japonesa promove o consumo caseiro com um serviço de entrega
e publica diversas receitas na internet para estimular a preparação de pratos
mais atraentes que os tradicionais purês para idosos.
A gigante alimentícia
japonesa Ajinomoto também desenvolve desde 2009 este tipo de artigos dentro da
marca "Medimeal", concebidos com a intenção de reforçar as funções
digestivas, estimular o apetite e aumentar a contribuição nutricional, como
explica em seu site.
Os produtos, sopas,
gelatinas, pudins e outros formatos foram concebidos "com ênfase no sabor,
um fator que tradicionalmente foi ignorado nos alimentos de uso médico",
justificou a empresa.
O grupo varejista
Seven & I HD, o quinto maior do mundo no setor, promove uma linha com o
rótulo "Seven premium" especialmente voltada para as pessoas que
vivem sozinhas e as de idade avançada, e que inclui porções individuais e
congeladas.
O mercado para
pessoas de idade avançada que requerem cuidados de assistência ultrapassou os
102 bilhões de ienes em 2012 (R$ 22,2 milhões), valor que aumentará 26% até
2020, segundo dados do analista de mercado Fuji Keizai.
Outro estudo
realizado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Daichi Life Research apontou
que a despesa de consumo anual dos idosos passará de 40% do total do consumo
pessoal.
Os dados demográficos
mostram que a tendência de envelhecimento da sociedade japonesa continua firme
diante da baixa taxa de natalidade e, segundo os cálculos do governo japonês,
os cidadãos com mais de 65 anos serão quase 40% da população total do país em
2060.
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