sexta-feira, 25 de julho de 2014

MEMÓRIA EM DIA: CONFIRA DICAS PARA MANTER O SEU CÉREBRO EM ATIVIDADE...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Problemas para lembrar onde deixou a chave do carro, dificuldade em se concentrar na leitura de um livro e não ter agilidade em respostas simples.

Esses são alguns dos acontecimentos que indicam a necessidade de se praticar exercícios para a memória, pois bem como o corpo precisa de atividades para se manter “em forma”, o cérebro também pede um “treino” para ficar com a capacidade em alta.
“Se as conexões entre os neurônios não forem estimuladas, a agilidade da memorização é afetada e, por consequência, a pessoa perde a capacidade de receber e reter informações”, explica Thiago Lemos Ribeiro da Silva, médico psiquiatra da Unimed Costa Oeste.
As recordações são influenciadas por fatores afetivos e psicológicos, por isso, estados como: humor, ansiedade e estresse alteram o processamento de novos dados.
“Se uma pessoa está bem, ela se concentra melhor e retém elementos de forma precisa, porém se está preocupada, distraída e com várias coisas na cabeça, é mais difícil de registrar”, expõe Silva.
Além disso, o envelhecimento pode contribuir com a perda de agilidade da memória, principalmente de ações cotidianas, como: nome de pessoas e locais onde guardou objetos.
“O avanço da idade gera um pequeno déficit de atenção, concentração e armazenamento, mas isso não significa que todas as pessoas mais velhas tenham problemas de memorização”, revela.
Para manter o cérebro ativo.
Dentre as atividades indicadas para estimular o cérebro, estão: ler, jogar cartas, xadrez, damas, palavras cruzadas e também videogames.
Além disso, conversar e expressar opiniões são ótimos estimulantes para a memória, já que durante a atividade argumentativa, o cérebro é requisitado para opinar e replicar, o que colabora com a memorização. “Por isso a interação social tem um papel fundamental no estímulo cerebral”, alerta.
Além disso, o especialista salienta: praticar exercícios físicos regulares e manter uma alimentação que contemple todos os grupos alimentares auxilia na saúde cerebral.

“Evitar passar por estresse, ter paciência e manter a mente relaxada são ações que previnem o cansaço mental e contribuem com a agilidade da memorização”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário