quinta-feira, 24 de julho de 2014

PRODUTOS ESPECÍFICOS E ALIMENTAÇÃO AJUDAM A CONTROLAR A OLEOSIDADE DA PELE...

FONTE: Mariana Bueno (www.bolsademulher.com).

Problema costuma se agravar nos dias de temperaturas quentes.

O verão chegou e, com ele, o terror para quem tem a pele oleosa. Afinal, a oleosidade aumenta ainda mais nos dias quentes e deixa a pele mais propensa a sofrer com  acnes.  “Quando a temperatura aumenta, aumenta também a produção de sebo, que atua como um fotoprotetor leve e impede a evaporação de água pela pele”, explica o dermatologista Júlio César Nogueira, do W Spa, no Rio de Janeiro. Para os cabelos, recomendação é evitar  que os fios fiquem em contato com o rosto, para não ter transferência de oleosidade. “E não passe as mãos nem escove muito, e jamais passe produtos no couro cabeludo: aplique sempre do meio do cabelo até as pontas”, orienta a  hairstylist Karine Cunha, do salão Werner Rio Design Barra.

Os profissionais dão algumas dicas para encarar o problema sem erro. Confira:
Mantenha o rosto limpo:  Os maiores inimigos da pele oleosa são os cremes e makes muito pesados, que obstruem os poros e aumentam a produção de sebo na região. Por isso, limpe e tonifique o rosto duas vezes por dia, modo suave, com produtos específicos para esse tipo de pele. Tenha na bolsa lenços os bastões que sugam a oleosidade da pele (você encontra em qualquer farmácia).
Passe sempre o filtro solar:  Opte pelo protetor de toque seco e passe de duas em duas horas. A exposição exagerada ao sol pode estimular a produção de sebo e também pode fazer com que os poros inchem, então dê preferência a barracas ou chapéu e evite tomar sol das 10h às 16h.
Controle a alimentação:  Evite carboidratos, principalmente os derivados de farinha branca (pão, massa, biscoitos e doces em geral) e o leite desnatado, pois, quando ingeridos, formam no organismo uma substância semelhante à insulina, que, por sua vez, estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas.
Cuide da pele após tomar sol:  Limpe para tirar as impurezas, tome banho ou lave o rosto com água fria, para não estimular a produção de sebo. Prefira sempre sabonetes neutros ou formulados especialmente para sua pele, com  bactericida  e anti-sépticos. O ideal é usar um sabonete líquido com enxofre ou ácido salicílico na fórmula. Se a pele for oleosa e também acneica procure por produtos que também tenham peróxido de benzoíla.  Uma dica de cuidado caseiro é a máscara de argila, pois ela controla oleosidade e pode ser encontrada em qualquer loja de produtos naturais.
Acerte no make:  Prefira maquiagens de toque seco, como as matificantes, que absorvem o óleo, mas não a água. Evite usar base líquida, que dá a impressão de oleosidade. A base cremosa pode, mas procure por uma que tenha o toque mais seco. Você pode optar também por protetor/base.

Cuide também dos cabelos:  Durante o verão você pode lavar o cabelo até duas vezes por dia, mas evite água quente. Dê preferência a xampus neutros, que tenham pH equilibrado. Outra opção é o uso diário diluído em água. Use um secador de cabelo (com protetor térmico) em uma configuração média para secar o cabelo depois do banho, pois quando o cabelo oleoso seca livremente, fica susceptível de se tornar pesado e mole. Se estiver na rua e a aparência do cabelo estiver muito ruim, você pode usar um xampu a seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário