sexta-feira, 25 de julho de 2014

DIRIGIR DE FORMA SEGURA EXIGE BONS HÁBITOS NO TRÂNSITO DIÁRIO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Conduzir um automóvel é uma ação que requer responsabilidade do motorista e exige atenção ao ambiente e ao veículo para que todos possam seguir seguros. No Dia do Motorista, hoje, 25,  O diretor da Perkons, empresa especializada em gestão de trânsito, Luiz Gustavo Campos, dá algumas dicas que podem ajudar os motoristas a terem um bom comportamento no trânsito e, assim, evitar que situações de risco aconteçam.


 Para o especialista, a primeira dica para ser um condutor exemplar é dirigir em plenas condições físicas e psíquicas. “Todos sabem que álcool, drogas e direção não combinam, pois alteram os reflexos e debilitam a concentração. Alguns medicamentos utilizados para tratamento de doenças e que não são necessariamente controlados também não são indicados ao conduzir”, alerta Campos.
O bom motorista não dirige ao celular pois tem consciência que prejudica a atenção. Segundo dados do US Department of Transportation, levamos cerca de 5 segundos para discar um número de telefone enquanto dirigimos. Estudos da Universidade de Toronto, no Canadá, revelaram que o risco de acidentes quadruplica quando o motorista está conversando ao telefone celular.
Na pesquisa, eles utilizaram fones de ouvido e viva-voz, para deixar as mãos do condutor livres para efetuar manobras. Ainda assim, comprovou-se que esses acessórios dão falsa noção de segurança. A distração está relacionada ao ato de segurar o telefone, discar o número desejado, receber chamadas e até mesmo o simples tocar do aparelho com o carro em movimento já é suficiente para desconcentrar o motorista.
Respeitar o limite de velocidade, mesmo que não haja fiscalização, é dever do motorista prudente. “A velocidade da via é estipulada considerando o contexto local, o fluxo de carros, pedestres e o perímetro. Por isso, andar em velocidades incompatíveis coloca em risco a vida de outras pessoas”, lembra o especialista.

Dirigir de maneira defensiva é outra atitude que deve estar presente nas ações do condutor responsável. “Manter distância dos demais e frear com antecedência ajuda a diminuir a probabilidade de se envolver em acidentes”, afirma Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário