segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

BAHIA REGISTRA RECORDE NO ÍNDICE DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA....

FONTE: Thiago Pereira (TRIBUNA DA BAHIA).

A agropecuária baiana começou o ano com um número recorde. Aproximadamente 97% do rebanho do estado foi imunizado contra a febre aftosa na segunda etapa da campanha de vacinação dos animais em 2009.
O resultado inédito, divulgado nesta segunda-feira (18) pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), é o melhor dos últimos anos. O número de animais vacinados é reflexo de um esforço conjunto entre criadores, associações, sindicatos, Governo do Estado e Ministério da Agricultura (MAPA) pela adesão ao Programa Nacional Contra a Febre Aftosa no país e aos procedimentos de declaração da vacinação em todo o território baiano, cujo rebanho está estimado em 10.288.420 de cabeças.
Para o secretário da Agricultura, Roberto Muniz, este é um excelente patamar, resultado do empenho das iniciativas pública e privada em prol do setor. “A Bahia entende as atividades de defesa agropecuária como suporte e passaporte para o sucesso da agropecuária do Estado. Daí a importância do trabalho conjunto com o Ministério da Agricultura que permitiu um direcionamento seguro para as ações de defesa sanitária”.
O destaque da segunda etapa da campanha contra a febre aftosa ficou por conta da Coordenadoria Regional de Paulo Afonso, com 99,3% dos animais imunizados. As Coordenadorias de Itaberaba, Miguel Calmon, Irecê, Itabuna e Juazeiro alcançaram índices vacinais acima de 98%. Nas regionais da Adab de Barreiras, Feira de Santana e Santa Maria da Vitória os percentuais foram superiores a 97%. Já em Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Ribeira do Pombal, Jequié, Itapetinga e Guanambi mais de 96% dos bovinos e bubalinos foram vacinados.
Segundo o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Cássio Peixoto, os criadores de todo o Estado especialmente aqueles localizados na Zona Tampão atenderam de prontidão ao slogan da campanha “Quem tem cabeça, vacina. Quem tem consciência, declara” e também por esta razão os resultados foram positivos. “Os intensos trabalhos na Zona Tampão promoveram ações de conscientização dos produtores, educação sanitária e fiscalização efetiva do trânsito de animais”, destacou Peixoto, lembrando que as auditorias realizadas pelo MAPA incentivaram o aprimoramento das ações de defesa para o alcance dos índices expressivos na Zona Tampão, composta por oito municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário