segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

COMBATE À DENGUE NOS ESTÁDIOS...

FONTE: Hélio Rocha (TRIBUNA DA BAHIA).

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e a Associação Baiana de Cronistas Desportivos (ABCD) vestiram a camisa do “Movimento Bahia Unida Contra a Dengue para o Baianão 2010”. O pacto foi oficializado ontem, em entrevista coletiva realizada na Tribuna de Imprensa do Estádio Roberto Santos (Pituaçu), antes do primeiro Ba x Vi do ano. A ideia é usar o Campeonato Baiano como uma grande vitrine de conscientização itinerante sobre os cuidados que a população deve ter para se prevenir do temível mosquito, que no ano passado provocou 120 mil casos da doença e a morte de 40 pessoas em todo o Estado.
O Movimento faz parte da campanha “Atitude, o Melhor Remédio Contra a Dengue”, promovida pela Sesab. Ontem, já nos arredores da arena, junto com bandeiras e flâmulas dos times, diversas faixas espalhadas anunciavam o slogan: “A Dengue Pode Matar, Faça A Sua Parte – Todos Contra a Dengue”. Um carro de som e bicicletas com autofalantes tocavam sem parar o jingle em forma de pagode, bolado especialmente para o evento: “Se Você Vacilar, é Você Quem Vai Dançar”.
De acordo com Amauri Teixeira, presidente em exercício da Sesab, a população já tem informações suficientes sobre os perigos da doença e dos meios de como preveni-la. “Infelizmente, esse conhecimento muitas vezes não se traduz em ações efetivas dentro dos próprios lares. A população não pode minimizar a potencialidade da doença. Já ficou comprovado que 70% dos focos do mosquito no Nordeste estão em terrenos residenciais, armazenados nos quintais em pneus, tonéis, tanques, caqueiros, filtros, bacias, lavanderias, etc. Para se ter uma ideia, essa semana entramos numa única casa onde havia três focos”, afirmou.
Os profissionais de imprensa que fizeram a cobertura do jogo ontem vestiram literalmente o colete da campanha. Márcio Martins, presidente da ABCD, afirmou que a união pode ser uma boa jogada: “Nos muitos anos que tenho de crônica esportiva, é a primeira vez que a imprensa baiana se mobiliza para aderir a uma causa nobre como é o caso do combate à dengue. Os cerca de 500 radialistas associados vão vestir o uniforme em todos os jogos do campeonato. É uma campanha fácil de trabalhar e que certamente vai sensibilizar toda a sociedade baiana”, afirmou.
Teixeira afirmou que a responsabilidade pelo controle de endemias é do Estado, mas no caso específico da dengue, é imprescindível a participação de todos. “Estamos fazendo o possível para regularizar o abastecimento de água e melhorar a infraestrutura urbana, mas a população precisa fazer a sua parte e entender que a dengue não é uma doençazinha que se cure com um ou dois dias de cama. A dengue mata!”, frisou.
A ideia de utilizar a força do esporte como veículo de comunicação não é nova, mas certamente vai chamar ainda mais atenção sobre o problema. O presidente em exercício da Sesab informou que até a primeira semana de janeiro foram registrados 359 casos da doença no Estado, sendo três casos graves e uma morte – a de um garoto de apenas 15 anos, na cidade de Brumado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário