terça-feira, 19 de janeiro de 2010

GOVERNO DO ESTADO ASSINA CONTRATO COM CONSÓRCIO QUE REFORMARÁ A FONTE NOVA...

FONTE: Thiago Pereira (TRIBUNA DA BAHIA).
O clima de Copa do Mundo está cada vez mais intenso em Salvador. Nesta quinta-feira (21), em solenidade marcada para às 8h30, no Estádio Roberto Santos (Pituaçu), o Governo do Estado assina o contrato com o consórcio OAS/Odebrecht, vencedor da Concorrência Internacional para o projeto de demolição, reconstrução e operação do Estádio Octávio Mangabeira, popularmente conhecido como Fonte Nova.
Com a assinatura do contrato, a Bahia se mantém como estado que mais se adiantou na execução de obras e outros projetos para a Copa de 2014, evento em que a construção de uma arena esportiva em conformidade com o padrão Fifa é considerada uma das etapas mais importantes.
De acordo com os prazos estipulados pelo governo estadual, o consórcio OAS/Odebrecht deve iniciar as obras ainda em fevereiro, com o processo de demolição, que será feito por etapas ao longo de quatro meses. Pelo cronograma da FIFA, todos os 12 estádios que sediarão os jogos têm que estar prontos até 31 de dezembro de 2012.
Com custo total estimado em R$ 591,7 milhões, o projeto da Fonte Nova contará com recursos do governo federal, por meio do BNDES, que financiará até R$400 milhões dos projetos de estádios, conforme oficializado durante reunião do Pacto Federal da Copa do Mundo 2014, realizada no último dia 13, em Brasília. Quanto ao valor restante, caberá ao consórcio investir recursos próprios e buscar financiamento junto ao mercado.
O edital de licitação para demolição e reconstrução da Fonte Nova foi lançado no dia 15 de outubro de 2009, pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que conduziu todo o processo. O documento previa o regime de concessão administrativa no modelo Parceria Público-Privada (PPP), para escolha da proposta que apresentasse a melhor combinação de técnica e menor valor da contraprestação a ser paga pela administração pública.
O projeto conceitual e básico da nova Fonte Nova, que ocupará uma área de 121.189 metros quadrados, terá capacidade para 50 mil espectadores; 50 camarotes, totalizando 1.000 assentos; área de imprensa para até 1.600 profissionais; 500 assentos VIPs; museu do futebol; restaurante panorâmico; 62 banheiros; 46 bares; cobertura de estrutura metálica leve; e 2 mil vagas de garagens na parte interna.
Além de sediar jogos da Copa do Mundo, o Governo do Estado também tem pretensões de que a Fonte Nova abrigue partidas da Copa das Confederações de 2013. O estádio também será palco de partidas das Olimpíadas de 2016. Salvador, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, além do Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas, foram as cidades escolhidas para mais esse evento esportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário