terça-feira, 19 de janeiro de 2010

LANÇADA CAMPANHA 2010 CONTRA VIOLÊNCIA SEXUAL...

FONTE: Hélio Rocha (TRIBUNA DA BAHIA).

Foi lançada ontem, na sede do Ministério Público Estadual (MPE), em Nazaré, a Campanha: “Faça Parte do Nosso Time. Ajude a Combater a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Quem Não Denuncia Também Violenta”. Os padrinhos do movimento este ano são os artistas Carlinhos Brown, Cláudia Leitte e Tatau. Na oportunidade, foi divulgado também o canal de denúncia nacional: o “Disque 100”, que garante o anonimato para quem registra esse tipo de crime. Leila Paiva, coordenadora do Programa Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes da Secretaria Especial de Direitos Humanos, órgão ligado à presidência da República, esteve presente ao lançamento. Ela parabenizou o MP baiano pelo trabalho efetivo que vem realizando desde 2005. A Bahia ocupa o quarto lugar no número de denúncias, precedida apenas por Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Espírito Santo.
“O Disque 100 surgiu para complementar os canais de denúncias estaduais e para aumentar a conscientização da população sobre a necessidade de se comunicar qualquer suspeita de abusos contra menores. É importante também o apoio dos artistas, pois sabemos que o Carnaval é uma época preocupante, quando muitas pessoas esquecem as regras e aumentam os casos de abuso, exploração e turismo sexual”, disse. O programa nacional foi criado em 2003 e desde então foram recebidas 114 mil denúncias, com 2,4 milhões de atendimentos.
A solenidade foi prestigiada pelas principais autoridades municipais e estaduais ligadas aos direitos da criança e do adolescente na Bahia. Lícia Maria de Oliveira, procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio das Promotorias da Infância e Juventude do MP, afirmou que o projeto tem cunho educativo e preventivo. “A campanha na Bahia começou em 2005, tendo a cantora Cláudia Leitte como madrinha. Recebemos 225 denúncias naquele ano, o que achei um absurdo, mas, aos poucos, fui percebendo que os números eram altos porque as pessoas começavam a perder o medo e denunciar”, disse.
Em 2006, o MP baiano registrou mais que o dobro de denúncias recebidas no ano anterior: 467. Em 2007, o número disparou para 1.229. Em 2008, 1.646, e, no ano passado, 1.585. As cidades onde o problema é mais acentuado, Salvador aparece em primeiro lugar, seguido por Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Camaçari e Vitória da Conquista.
As peças publicitárias lançadas ontem devem entrar no ar no início do mês de fevereiro. Carlinhos Brown e Cláudia Leitte não puderam comparecer devido às respectivas agendas, porém mandaram recados via vídeo. O cantor Tatau, presente ao encontro, declarou que vai usar o microfone como arma contra a exploração sexual de menores. “Vou procurar ser o grito, o berro contra esse tipo de crime, falando durante meus shows, no Carnaval e nas micaretas por onde passar. Vou falar também com outros artistas amigos para que se juntem ao movimento”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário