sexta-feira, 23 de abril de 2010

COELBA PROMETE APURAR CASOS DE AUMENTO NA CONTA DE LUZ...

FONTE: Thiago Pereira, TRIBUNA DA BAHIA.
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) confirmou nesta sexta-feira (23) que irá apurar os casos em que consumidores alegam uma majoração indevida nas contas de luz do mês de abril. A decisão é resultado de uma reunião realizada na última terça-feira entre o superintendente da Coelba, Ricardo Galindo, e o ouvidor-geral do município, Valdenor Cardoso, que na ocasião representava o prefeito João Henrique.
“A Coelba está deixando todos os seus usuários da cidade de Salvador perplexos com os aumentos nas contas de luz que estão sendo cobradas no mês de abril de 2010. São cobranças com valores absurdos, acrescidos de 100% a até 500% dos cobrados no mês anterior, sob a alegação de que com o aumento da temperatura a energia fica mais cara para o consumidor”, afirmou Maurício Almeida, que este mês teve a conta majorada em aproximadamente 105%.
De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA), foram registradas até o início da semana 199 reclamações tendo como alvo a Coelba, sendo que 128 relatavam cobrança indevida ou abusiva. A maioria das queixas ocorreu no início do mês, quando a conta da Coelba costuma chegar às residências soteropolitanas.
A Ouvidoria Geral do Município (OGM) também notificou um número expressivo de queixas acerca do aumento nos valores cobrados aos consumidores soteropolitanos sem motivo procedente.
Segundo a Coelba, os casos serão investigados e, em caso de erro, os valores indevidos serão devolvidos aos consumidores. Enquanto a apuração não é encerrada, os soteropolitanos que se sentirem lesados poderão relatar os aumentos nas contas aos canais de atendimento, pelo número 0800-071-0800, e também parcelar o valor cobrado em até três vezes.
Na avaliação de Valdenor Cardoso, a resposta da Coelba foi positiva e expressa a intenção de corrigir eventuais falhas na aferição de consumo. O ouvidor do município acrescentou ainda que, a OGM continuará acompanhando o desdobramento das queixas e informou que a partir de segunda-feira (26), tem agendadas participações em emissoras de rádio e tv, que terá como foco colaborar no esclarecimento dos procedimentos que a população deve adotar a partir de agora.

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