quinta-feira, 15 de abril de 2010

GRÁVIDAS DA BAHIA AINDA ESTÃO DESPROTEGIDAS CONTRA A GRIPE...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

O Ministério da Saúde reforça o alerta para que as gestantes da Bahia se vacinem. Até a manhã de ontem, 35,3% delas haviam se vacinado contra a gripe H1N1 no Estado. A preocupação do governo se deve ao fato de elas estarem entre os grupos mais vulneráveis à doença. Dos índices relacionados à nova gripe neste ano, as gestantes representam uma em cada três mortes da nova gripe. Na Bahia, mais de 2,5 milhões de pessoas foram vacinadas.
Até o dia 23, os postos receberão as gestantes, doentes crônicos, crianças de 6 meses a menos de 2 anos e jovens de 20 a 29 anos. Balanço aponta que 35,3% dessa população procurou os postos de vacinação desde o dia 22 de março. Uma em cada três mortes neste ano está relacionada às gestantes “O comparecimento das gestantes ao posto de vacinação é fundamental para a proteção dessa população.
A doença tem demonstrado grande agressividade sobre as grávidas. A melhor forma de prevenção é tomar a vacina”, afirma o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Ele ressalta que a vacina é segura, afinal mais de 300 milhões de pessoas receberam a imunização em todo o mundo sem relatos de efeitos adversos graves.
Só no Brasil, mais de 22 milhões de doses foram aplicadas sem registro confirmado de reações fortes à vacina. Além das gestantes, o outro grupo que precisa de reforço é o de doentes crônicos. Do total estimado para a Bahia, 22,7% procuraram os postos de vacinação.
O grupo que mais se vacinou no Estado foi o de profissionais de saúde envolvidos no atendimento a pacientes com sintomas de gripe: 91,9% do público-alvo, demonstrando a confiança na campanha de vacinação. As crianças também apresentam índices melhores (63,2%). A etapa de jovens de 20 a 29 anos teve início há apenas uma semana e obteve, até o momento, o índice de 18,4% dessa população vacinada. Preocupa a possibilidade de muitas pessoas deixarem para a última hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário