quinta-feira, 1 de abril de 2010

PRODUTOS DA SEMANA SANTA SÃO REPROVADOS PELO IBAMETRO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Ovos de Páscoa, camarão, bacalhau e peixe congelado. Esses foram os produtos que tiveram 32% de reprovação na Operação Semana Santa, encerrada, na quarta-feira (31), pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) - mais do que o dobro do índice verificado no ano passado.
Os dados divulgados são relativos à fiscalização, na capital, em supermercados, feiras e fábricas. O objetivo da ação, iniciada na sexta-feira (26), foi coibir irregularidades referentes a pesos e medidas, muito freqüentes nesse período do ano.
“O consumidor deve ficar atento na hora da compra e, quando utilizar a balança dos estabelecimentos, verificar o peso do produto a ser adquirido. Em caso de dúvida, solicitar uma fiscalização do Ibametro pelo telefone 0800 071 1888”, explicou a coordenadora de pré-medidos (embalados e pesados na ausência do consumidor) do órgão, Cíntia Lé.
Supermercados - Em relação aos produtos comercializados nos mercados foram fiscalizados grãos, cereais, hortifrutigranjeiros e peixes, itens que compõem a lista dos ingredientes para o preparo do almoço da Sexta-feira Santa e do Domingo de Páscoa. Os fiscais reprovaram o peso do peixe tipo salmão congelado e bacalhau seco salgado.
O Ibametro fiscalizou 1.650 unidades de Ovos de Páscoa, no aspecto quantitativo e no conteúdo (brindes e brinquedos), conforme os parâmetros estabelecidos pelo Inmetro.
Feiras livres - As equipes de fiscalização também percorreram 330 estabelecimentos comerciais nas feiras livres de Salvador para verificar balanças de pesagem de peixes. Foram inspecionadas as feiras de São Joaquim, Água de Meninos, Itapuã, Paripe, Periperi e da Colônia dos Pescadores Pituba. Trinta balanças foram reprovadas, sendo três interditadas nas feiras de Paripe e São Joaquim.
“Os equipamentos estavam em mau estado de conservação, comprometendo a medição e prejudicando o consumidor. Outras 27 notificadas e direcionadas para conserto por estar irregular, prejudicando os comerciantes. Com o tempo, a balança perde a eficiência na pesagem. Por isso, deve ser consertado”, explica o coordenador da Operação, Emanuel Portela da Silva.
A fiscalização constatou que os comerciantes estavam perdendo até 250 gramas a cada quilo comercializado. Eles têm 10 dias para regularizar o equipamento. As balanças aprovadas ganharam selo do Inmetro, atestando a confiabilidade do equipamento.
NO INTERIOR.
A Operação Semana Santa também foi realizada nas cidades de Feira de Santana, Jequié, Barreiras, Eunápolis, Vitória da Conquista, Itabuna, Paulo Afonso e Juazeiro, onde geralmente são constatadas mais irregularidades nesses municípios. A fiscalização no interior do estado foi comandada pelas unidades regionais do Ibametro, que é uma autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado (Sicm).

Nenhum comentário:

Postar um comentário