domingo, 7 de agosto de 2011

ATENDIMENTO PELO SUS PARA O ‘ZUMBIDO’...

FONTE: Rivânia Nascimento, TRIBUNA DA BAHIA.


Cerca de 28 milhões de pessoas no Brasil sofrem com o Zumbido, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O sintoma é considerado um distúrbio das funções auditivas, que consiste em perceber sons que não são gerados por uma fonte sonora física.

No entanto, a população pode ter acesso ao tratamento pelo SUS - oferecido pelo primeiro ambulatório de zumbido da cidade, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública no bairro de Brotas.

O Ambulatório Docente Assistencial Multiprofissional e Docente (ADAB), atende aproximadamente 120 pacientes por mês. O ambulatório é uma iniciativa da vice-presidente da Sociedade de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Bahia, Clarice Saba.

CAUSAS.
De acordo com Clarice as causas que provocam o zumbido são as mais variadas tais como: alteração das taxas de colesterol, hormônio da tireóide, triglicérides e alteração muscular a nível de cabeça e pescoço. Saba alerta também para o uso demasiado de cafeína e doces, o que pode intensificar o problema.

Segundo a otorrinolaringologista, o problema que já levou pessoas até ao suicídio, pode ser de tratado em até 80% dos casos, e em situações mais graves o sintoma pode ser controlado.
Tratamento -

"O mais importante no tratamento do zumbido é identificar as causas do problema para definir o tipo de tratamento", alerta a especialista.

O alfaiate Teobaldo Rodrigues, 70, é um exemplo de que o sintoma quando diagnosticado previamente pode ser tratado. O alfaiate passou anos sem conseguir trabalhar direito com dores intensas no ouvido, principalmente durante o dia.

"O barulho da máquina de costura era insuportável. Hoje, com o uso dos medicamento, estou muito melhor", afirma.

Cuidados

Onde tratar-

A iniciativa leva o nome de PAZ - Programa Anti Zumbido, e oferece atendimento multiprofissional pelo SUS diariamente.

A população pode ser atendida por especialista nos estudos sobre Zumbido em Salvador (ADAB), o ambulatório funciona na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública na Avenida Dom João VI, nº 275, Brotas. – Usar protetor auditivo individual, diminuir o tempo de exposição a ruído intenso ou mesmo se afastar completamente de barulho são algumas das táticas mais recomendadas para tratar o zumbido.Por ser um sintoma que engloba varias causas o tratamento envolve um trabalho multidisciplinar com acompanhamento não apenas do otorrinolaringologista, mas com o apoio de outras especialidades como psicologia, fonoaudióloga, neurologia, ortodontia e fisioterapeuta. De acordo com Saba todos têm zumbido, mas o perigo está na frequência que o sintoma aparece. - O zumbido é uma percepção sonora sem fonte externa, o paciente ouve o som no ouvido e na cabeça sem a fonte sonora. Estes sons podem apresentar-se como um som de apito, um chiado, um barulho de chuveiro ou de cigarra, causando uma sensação muito ruim para o paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário