FONTE: Rivânia Nascimento, TRIBUNA DA BAHIA.
Quem pensa que o sonho de ter filhos e o sofrimento com problemas de infertilidade é exclusividade das mulheres, está enganado. O Dia dos pais desse ano, neste domingo (14), tem um significado muito especial para o empresário Leandro Fernandes, que juntamente com a esposa Fernanda Dacach aguarda a chegada do primeiro filho. Mas, a realização só se concretizou após ele ter passado por um tratamento de fertilização in vitro (FIV) logo que foi diagnosticado um problema. Leandro desejava ter um filho há mais de dois anos.
Mas, apesar das várias tentativas, a gravidez não acontecia. Após constatar por meio de exames que estava tudo bem com a esposa, o empresário procurou um especialista. Os resultados dos exames logo apontaram o problema: azoospermia (ausência de espermatozoide). O diagnóstico não tirou o sentimento de esperança do empresário e da esposa que enfrentaram com determinação o tratamento.
A médica Genevive Coelho, diretora do Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI) explica: “ A azoospermia é um problema genético. Homens que sofrem desse mal produzem espermatozoides normalmente, mas não conseguem eliminá-los no sêmen devido à falta de canal que o transporta para fora". Além da azoospermia, o empresário descobriu que estava com câncer no testículo e teria que começar o tratamento com quimioterapia o mais rápido possível.
"Como o tratamento que combate as células cancerígenas afeta a fertilidade e o prazo para começar as sessões de quimioterapia era curto, eu sabia que se esperasse o tratamento terminar poderia demorar muito tempo para termos um filho. Diante da circunstância, eu não queria mais esperar e comecei o tratamento imediatamente”, explica Leandro.
A médica indicou para o empresário a técnica da fertilização in vitro (bebê de proveta) através do método ICSI quando um único espermatozóide é inserido diretamente no óvulo. Após o tratamento, a expectativa e ansiedade do empresário aumentavam, já que as chances de sucesso são de 40%.
Mas para a felicidade do casal, a notícia da gravidez chegou rapidamente. “Nós ficamos muito felizes por ter conseguido engravidar logo na primeira tentativa” comemora.
A esposa de Leandro está no terceiro mês de gestação de um menino que vai se chamar Théo, e está previsto para nascer no mês de fevereiro.
“A felicidade de ser pai compensa todo o desgaste que passei. Hoje estou muito feliz com a vinda de Théo, mas sei que o sonho só foi possível porque procurei um especialista logo no início da doença”.
Infertilidade – De acordo com diretora do IVI, a dificuldade em engravidar atinge cerca de 15% dos casais; em 40% dos casos, o problema de infertilidade está no homem.
Segundo Genevive, existem muitos fatores que podem colaborar para o problema de infertilidade masculina: “O sistema reprodutor masculino é sensível e pode sofrer alterações na quantidade e qualidade dos espermatozoides produzidos.
Em alguns casos, o homem pode até mesmo parar de produzir os espermatozoides e isto pode ocorrer por diversos motivos, que vão desde uma deficiência genética até um trauma no aparelho reprodutor”, afirma a especialista.
CAUSAS DA INFERTILIDADE.
Dentre as principais causas da infertilidade masculina estão: Varicocele (varizes nos testículos), uso concomitante de álcool obesidade, diabetes, consumo excessivo de drogas, hábitos alimentares e sedentarismo podem desencadear problemas de infertilidade masculina.
Dentre as principais causas da infertilidade masculina estão: Varicocele (varizes nos testículos), uso concomitante de álcool obesidade, diabetes, consumo excessivo de drogas, hábitos alimentares e sedentarismo podem desencadear problemas de infertilidade masculina.
Tratamento - De acordo com Genevive o tratamento de infertilidade masculina varia de acordo com cada diagnóstico. Em casos considerados mais simples, podem ser usadas as técnicas de baixa complexidade, apenas com a inseminação artificial e em casos mais complexos (a exemplo de homens que sofreram algum tipo de lesão medular) é preciso um tratamento de alta complexidade como a fertilização in vitro.
Para tanto, a médica recomenda que homens que nutrem o desejo de ser pai, mas que por algum problema ainda não conseguiram, busquem fazer um exame de espermograma o mais rápido possível para obter um diagnóstico prévio e dar início ao tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário