quarta-feira, 19 de setembro de 2012

BENEFÍCIOS DO VINHO TINTO PERMANECEM MESMO SEM O ÁLCOOL...


FONTE: Nicholas Bakalar, New York Times News Service (noticias.uol.com.br).
  Beber vinho tinto pode ajudar a diminuir a pressão arterial, mas um novo estudo espanhol sugere que o motivo talvez não seja a presença do álcool.

Em um pequeno experimento clínico, 67 homens de 55 a 75 anos com fatores de risco para doenças cardiovasculares receberam diariamente uma dessas bebidas: 1,8 ml de gim, 18 ml de vinho tinto e 18 ml de vinho tinto sem álcool, durante quatro semanas. Todos realizaram os três programas, passando de uma bebida para a outra.

Os participantes não apresentaram alteração de pressão arterial ao tomar gim. Ao tomar vinho tinto, ocorreu uma redução pequena, mas insignificante em termos estatísticos. Contudo, ao tomar o vinho tinto sem álcool, os homens observaram uma redução significativa tanto da pressão arterial sistólica quanto da diastólica.

O estudo foi publicado na semana retrasada no periódico Circulation Research e conclui que não é possível atribuir ao teor alcoólico o efeito de redução da pressão arterial, e sim à substância química denominada polifenol, contida também na variação sem álcool.

Os pesquisadores sugeriram que, ao contrário do que se acreditava, o álcool talvez limite o efeito benéfico do polifenol.

"Muitos estudos mostraram os benefícios cardiovasculares de beber vinho tinto", afirmou Gemma Chiva-Branch, principal autora do estudo e doutoranda da Universidade de Barcelona. "Nosso estudo está ligado apenas à pressão arterial. Beber vinho tinto sem álcool talvez seja uma boa prática alimentar para as pessoas que querem controlar a pressão arterial."

Nenhum comentário:

Postar um comentário