quarta-feira, 19 de setembro de 2012

IDOSA QUER COBRAR DIREITOS AUTORAIS POR OBRA QUE DANIFICOU NA ESPANHA...


FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Idosa tentou restaurar obra e acabou desfigurando imagem.
A espanhola Cecília Giménez, 81 anos, que danificou uma imagem de Jesus ao tentar restaurá-la, declarou que está pensando em cobrar direitos autorais sobre a obra, que ganhou fama pelo mundo e além de ser alvo de piadas e brincadeiras na internet estampa vários produtos.

A obra "Ecce Homo", pitanda pelo artista espanhol Elías García Martínez, no século XIX, fica na parede do santuário Nossa Senhora Misericórdia de Borja, em Zaragoza. A idosa resolveu tentar restaurar a obra porque ela estava danificada e não pediu autorização, mas disse que agiu "com boas intenções".

De acordo com a TVE, da Espanha, advogados da idosa pensam em cobrar direitos autorais diretamente da imagem porque a fundação responsável pelo santuário está cobrando um euro para dar acesso aos interessados em ver a imagem.
       
Ansiedade.

Na semana em que a notícia da "pior restauração do mundo" se espalhou pelo mundo, a idosa teve um ataque de ansiedade, segundo vizinhos e amigos, e acabou ficando de cama.

A imagem foi satirizada e virou alvo de piadas e homenagens. Um abaixo assinado foi organizado pedindo que a cidade de Borja mantenha a pintura do jeito que está.

A idosa disse à TVE que o padre da igreja onde está a obra sabia que ela estava tentando restaurar a pintura. "O padre sabia. Como ia fazer algo sem dizer nada se todo mundo que entrava me via pintando?", declarou.

Ela também disse que não foi a primeira vez que mexeu na pintura, o que foi confirmado por Teresa García, parente do artista autor da imagem original. "Antes ela já havia consertado alguns problemas na túnica (de Jesus). O problema foi que desta vez ela mexeu no rosto", esclarece Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário