quinta-feira, 26 de junho de 2014

MÉDICOS NEGAM QUE FRIO NO PAÍS ESTEJA INFLUENCIANDO O AUMENTO DOS INFARTOS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Em relação a notícias em vários sites de que o número de infartos no inverno aumenta quase 30% em relação às outras épocas do ano, o médico Luiz Eduardo Ritt, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia-Seção Bahia, afirma “dado confuso principalmente em um país como o nosso, tropical. A informação pode estar ligada a países europeus e da América do Norte”.

De acordo com o cardiologista não há perigo nenhum de acontecer, ainda mais na Bahia, onde as temperaturas mínimas chegam a uma média de 20 graus. “Há aumento de doenças respiratórias, como a pneumonia”, sinalizou. Questionado sobre o sul do país, onde há regiões muitos frias, ainda assim o médico disse não ter conhecimento de casos no país provocados pelo frio.
O especialista explicou que pessoas que sofrem de angina podem mais frequentemente, em inverno abaixo de zero, ter  crise relacionada a vasoconstrição. É o processo de contração dos vasos sanguíneos, em consequência da contração do músculo liso presente na parede desses mesmos vasos. O  processo oposto à vasodilatação.
Indagado sobre a incidência de infarto em época de Copa do Mundo, o cardiologista declarou que está sendo feito pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, em todas as regiões do país, Estudo Copa 2. Trata-se de um projeto em que dois dias antes, um dia antes, no dia e um dia depois, os médicos analisam o  número de pessoas que os procuraram com sintomas de infarto.

O resultado é preocupante, segundo Ritt: “Incidência maior, com mais atendimento por infarto são nos  dias dos jogos. Há um relativo aumento por dor no peito. Este estudo era feito antes em área restrita agora ampliou para todo o Brasil”.
Em virtude da possibilidade das pessoas que têm pressão alta ou problemas cardiológicos, nos dias dos jogos passarem mal, independentemente do clima quente ou frio, o médico dá uma série de conselhos.
“É um dia que muitos saem da rotina, não vão trabalhar. Mesmo assim deve tomar a medicação que faz uso diário. Se for assistir em estádios evitar alimentos salgados e gordurosos e, em família, se for costume fazer churrasco, ter cuidado com o sal porque o sódio vai aumentar a pressão. Estes cuidados não podem ser só porque é dia de festa, as pessoas devem adotá-los sempre”, advertiu.

Sintomas - O cardiologista definiu o sintoma principal do início do infarto: “dor no peito, sentindo isto não deve ficar achando que é gases , deve ir imediatamente no médico ou serviço de atendimento para saber se é algo banal ou coronariano”. Outro sintoma, de acordo com o especialista é “dor de cabeça forte, tontura. A pessoa deve verificar a pressão como está e, no caso alta, tomar as mesmas providências anteriores”, aconselhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário