sexta-feira, 27 de junho de 2014

PROGRAMA “MAIS MÉDICOS” JÁ ATENDEU MAIS DE 4 MILHÕES NA BAHIA...

FONTE: Rayllanna Lima, TRIBUNA DA BAHIA.

Em menos de um ano, o estado da Bahia, por meio do Programa Mais Médicos, já ampliou em 1.359 o número de médicos atuando na atenção básica de 367 municípios e 01 distrito indígena. Mais de 4 milhões de baianos já foram atendidos. Os dados foram divulgados pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, no “Seminário Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros”, que aconteceu na tarde de ontem (26), no auditório da União dos Prefeitos da Bahia (UPB).
O evento também contou com a presença do secretário estadual da Saúde, Washington Couto, e de aproximadamente 30 prefeitos e prefeitas de cidades baianas, além de secretários.
No seminário, o ministro da Saúde divulgou números, apresentando os impactos do programa na assistência à população. O levantamento feito pelo Ministério da Saúde em cidades baianas que participam do programa aponta crescimento de 50,7% no número de atendimento a consultas de urgência nas unidades básicas de saúde.
Somente em janeiro deste ano, foram contabilizadas 6.999 consultas no estado contra 4.643 no mesmo período do ano anterior, quando a população ainda não contava com os profissionais do programa. A quantidade de encaminhamentos a hospitais reduziu de 33,2%, passando de 3.418, em janeiro de 2013, para 2.282 em janeiro de 2014, indicando maior resolutividade na atenção básica.
“Ver os primeiros resultados é um momento de qualificação da estratégia do programa Mais Médicos do Brasil. Em 10 meses de existência, conseguimos trazer 13.300 médicos, o que responde a 100% a demanda dos municípios”, afirmou Chioro.
No evento, o ministro fez questão de citar o nome de cada um dos 30 prefeitos e prefeitas que estavam presentes. “Fiz questão dessa exaustiva leitura, porque se a gente tem o Programa Mais Médicos hoje, a gente deve fundamentalmente aos prefeitos e prefeitas, pela mobilização que eles fizeram. Os municípios daqui da Bahia não estão sozinhos. Eles sabem que podem contar, tanto com o estado, tanto com o Ministério da Saúde”, disse.
Arthur Chioro apresentou uma tabela com o número de médicos por mil habitantes de diversos países, para mostrar que o Brasil realmente sofre com a falta de médicos. Na tabela, o Brasil aparece com 1,8 médico por mil habitantes, diferente de países como Argentina e Uruguai, que aparecem com mais de 3,0 médicos por mil habitantes. Na tabela, cinco estados brasileiros apareceram com situação critíca. Acre, Amapá, Maranhão, Pará e Piauí têm abaixo de um médico por mil habitantes.

A presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, aproveitou o seminário para pedir o apoio do ministro na busca de mais recursos para a saúde. “Nós estamos fazendo uma força-tarefa para ir a Brasília pedir por mais recursos para os nossos municípios”, disse.
O seminário que aconteceu ontem é um dos vários seminários que estão sendo apresentados pelo ministro Arthur Chioro. O evento já passou por 8 estados e 23 municípios, incluindo Salvador.

Avaliação.
Os municípios têm aceitado bem os médicos que vieram através do Programa Mais Médicos. Ivan Fernandes, prefeito de Itambé – município da microrregião de Itapetinga –, avaliou positivamente o programa, e espera que o município seja beneficiado com mais médicos.
“Para Itambé está ótimo, apesar de apenas um médico. Toda a população tem gostado bastante, aqueles que vão lá fazer as consultas. Está muito bom, só estamos precisando de mais médicos. Que Itambé seja beneficiado com, pelo menos, mais três médicos”, desejou Ivan.
Com aproximadamente 23 mil habitantes, Belmonte recebeu, por meio do programa, três médicos cubanos e um brasileiro. “Eles têm uma forma de atender no PSF [Programa de Saúde da Família] muito boa, de forma pontual, de forma preventiva. Eles têm um cuidado especial com as famílias. Pessoas que se identificaram muito com a comunidade. A população está adorando, e se eu tivesse mais 3 ou 4 eu gostaria de levar para o meu município. Porque colocar uma saúde funcionando em um município pobre, é muito difícil”, relatou a prefeita Alice Maria.

Mais assistência.
Em todo o país, o número geral de consultas realizadas na Atenção Básica cresceu quase 35% no mesmo período – foram 5.972.908 em janeiro de 2014 contra 4.428.112 em janeiro de 2013. Entre esses atendimentos, teve destaque o de pessoas com diabetes, que aumentou cerca de 45% – passou de 587.535, em janeiro de 2013, para 849.751 em janeiro de 2014.
O governo federal já superou a meta de levar médicos para os municípios de todo o país que aderiram ao Programa Mais Médicos. Atualmente mais de 14 mil profissionais atuam em cerca de 4 mil cidades. A maioria (75%) dos médicos está em regiões de grande vulnerabilidade social, como o semiárido nordestino, periferia de grandes centros, municípios com IDHM baixo ou muito baixo em regiões com população quilombola, entre outros critérios de vulnerabilidade.

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que amplia o acesso da população na atenção básica. Envolve provimento de profissionais médicos, ações que impactam no processo de formação médica como abertura de novos cursos, ampliação de vagas na residência médica, bem como qualificação e investimentos na estrutura física das unidades básicas de saúde, com o programa qualifica UBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário