sábado, 28 de junho de 2014

PERFIL DE JESUS...

                          
.
Anunciado por profecia sonhos e anjos ele esteve aguardado pela ansiedade do povo, pelo orgulho nacional de raça e o despotismo dos politicos que o desejava guerreiro arbitrário e apaixonado.

Quando o silêncio espiritual pairava em Israel, Ele nasceu. Num anonimato de uma noite gentio. Numa manjedoura cercado por animais domésticos e assistido pelo amor dos pais humildes sem outras testemunhas.

Seus primeiros visitadores eram amantes da natureza pastores simples e logo depois seguidos por magos poderosos num contraste caracteristico que sempre assinalaria sua jornada entre os homens.

Nas paisagens de Nazaré ele cresceria desconhecido movimentando-se entre a carpintaria do pai e as meditações nas campinas verdejantes, confundido-se com outros jovens sem qualquer destaque portador de conflitos antes da hora.

Amadureceu no lar como o trigo bom no solo generoso e quando chegou a hora agigantou-se na sinagoga desvelando-se e anunciando-se. Incompreendido como era de esperar-se, saiu na busca daqueles que iriam segui-lo e ficariam como pilotis da nova era que ele iniciava.

No populismo da Galiléia pobre e sonhadora, fértil e rica de beleza ele começou o ministério que um dia se alargaria por toda a terra apresentando programa de felicidade que faltava as criaturas.

Jamais igualado. Sua voz possuia a mágica entonação do amor que penetra e dulcifica.
Ensinando como ninguém mais conseguiu igualá-lo.

A magestade de seu porte confundia os hipócritas e desarmava os adversarios fortuitos pela serena inocência. Profunda sabedoria e invulgar personalidade.

Nunca se perturbou diante das conjuturas humanas sobre as quais pairava, embora convivendo com gente de má vida, pecadores e perversos, pobres, desesperados e ricos desalmados vítimas morais de si mesmo no vício e perseguidores contumazes.

Ele compreendia a pequenez humana.

Impulsionava os indivíduos ao crescimento interior, as conquistas maiores.

Penetrando ao futuro referiu-se as hecatombes que a insânia humana provocaria mas, apresentou, também, a realidade do bem como coroamento dos esforços e sacrifícios gerais.

Poeta, fêz-se cantor.

Príncipe, tornou-se vassalo.

Senhor, converteu-se em servo.

Nobre de origem celeste, transformou-se em escravo por amor.

Ninguém disse o que ele disse conforme o fêz e o viveu.

Jesus é a síntese histórica da ascensão humana.

Demarcando as épocas assinalou-as como estatuto da montanha e bem aventuranças eternas.

Nem a morte o diminuiu, pelo contrário, antecipou a luminosa ressurreição que permanece como vida de sabor eterno varando as eras.

Grandioso hoje como ontem. É o amanhã dos que choram, sofrem, aguardam e amam. Sua veneranda presença paira dominadora sobre a humanidade que nele encontra o alfa e o omega das suas aspirações.

Jesus é a vida em representação máxima do Criador como modelo para a humanidade de todos os tempos.

Unâmo-nos a ele e vivâmo-lo.


"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação." 
Chico Xavier – Emmanuel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário