sábado, 25 de outubro de 2014

5 DICAS PARA UMA INFÂNCIA SAUDÁVEL...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

 
Receber dos adultos as condições necessárias para se desenvolver física, mental e psicologicamente de maneira adequada é o ponto de partida para uma infância saudável. 
A pediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Sonia Liston, revela esse e outros cuidados para as cerca de 29 milhões de crianças brasileiras com até nove anos, segundo dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
“As necessidades são variáveis, dependendo da idade. Nas fases iniciais de desenvolvimento, o ser humano é muito mais dependente de cuidados para que possa sobreviver e crescer”, analisa a médica.
Tanto nessa fase como nas etapas seguintes, a alimentação tem papel fundamental. “Sempre que possível, nos primeiros 6 meses, deve-se estimular o aleitamento materno exclusivo. Na impossibilidade desse, é importante procurar fórmulas especiais.”
Uma das formas de identificar algo errado durante a infância é estar atento às mudanças de comportamento e humor dos pequenos, uma vez que ambos podem oferecer indícios de doença orgânica e agressões físicas ou morais.
“Os pais são as pessoas mais capacitadas para perceber mudanças, muitas vezes sutis, que as crianças podem vir a demonstrarem. Resumindo, a função dos pais vai muito além de gerar.”
Confira 5 dicas da pediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Sonia Liston, para uma infância saudável:

1) Alimentação adequada - A escolha correta começa pelo aleitamento materno exclusivo, na medida do possível, nos primeiros 6 meses.
Evitar alimentos inadequados (refrigerantes, embutidos e salgadinhos, entre outros), especialmente no primeiro ano de vida, fase de maior fragilidade do organismo. É importante priorizar a alimentação natural, livre da inclusão de aditivos artificiais;

2) Vacinação - Os cuidados com a saúde são reforçados com o cumprimento do calendário vacinal. Ao nascer, é importante receber doses de BCG ID e Hepatite B.
Não se esqueça de que de a proteção contra difteria, tétano, sarampo, caxumba e rubéola, entre outras, devem ser repetidas na vida adulta;

3) Educação - Assim como ter acesso à saúde, os pequenos devem receber a educação adequada para cada faixa etária. Isso é importante para que ocorra o desenvolvimento de seus potenciais;

4) Lazer - De acordo com cada idade, especialistas recomendam também determinados tipos de brinquedos e atividades recreativas. A escolha correta de ambos pode estimular o potencial criativo;


5) Afeto - Receber afeto na medida certa é outro fator de grande relevância para que os pequenos tenham um desenvolvimento psicológico adequado, o que irá refletir ao longo de toda a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário