quarta-feira, 29 de outubro de 2014

HORMÔNIO DO APETITE PODE TER RELAÇÃO COM ABUSO DE ÁLCOOL...


FONTE: *** Jairo Bouer (doutorjairo.blogosfera.uol.com.br).

Pesquisadores norte-americanos descobriram que a grelina, hormônio associado ao apetite e à obesidade, pode ter relação com o abuso de álcool. O trabalho foi publicado no periódico Biological Psychiatry.

O álcool é uma substância psicoativa, mas também é uma bebida bastante calórica, o que fez surgir a hipótese de que a grelina poderia estar envolvida no desejo de beber. O principal autor do estudo é o médico Lorenzo Leggio, que pesquisa o alcoolismo nos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Leggio e sua equipe administraram doses diferentes de grelina para um grupo aleatório de 45 homens e mulheres, todos eles dependentes de álcool. Depois de receber as doses, ou então placebo, eles foram submetidos a uma tarefa que envolvia estímulos para beber. Ao longo do teste, eles eram avaliados quanto ao desejo de consumir álcool ou suco.

Comparado ao grupo que recebeu placebo, os voluntários que receberam o hormônio tiveram uma vontade bem mais expressiva de consumir álcool. Já o desejo de tomar suco não aumentou.

São necessários estudos mais amplos para confirmar a hipótese, mas Leggio acredita que, no futuro, substâncias que ajudem a bloquear a ação da grelina poderão ser um tratamento promissor para o alcoolismo. E, de quebra, vão ajudar a combater a obesidade.

Sobre o autor.

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog.

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre saúde, sexo e comportamento.

                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário