domingo, 30 de novembro de 2014

ALÉM DE MELHORAR A IMUNIDADE, O CAQUI FAZ BEM PARA AS VISTAS E O CABELO...

FONTE: Taty Bruzzi (natelinha.ne10.uol.com.br).
Originário da China e do Japão, o caqui contém vitaminas A, C, E, B1, B2, B6 e B12, sais minerais como cálcio, ferro e fósforo, magnésio, manganês e zinco, licopeno e betacaroteno, além de possuir fibras e grande quantidade de frutose.

A fruta é muito saborosa e ganhou destaque no Brasil por se adaptar bem ao clima tropical. Além de trazer muitos benefícios à saúde dos cabelos e da vista, previne o câncer, o envelhecimento precoce e aumenta o sistema imunológico, entre outros.  

O poder do caqui.

A safra do caqui ocorre nos meses de março, abril e maio. Além de ser um alimento desintoxicante, a fruta ajuda na prevenção de doenças causadas pela idade como a catarata e problemas no sistema nervoso. Ela também aumenta a imunidade, protegendo o organismo contra gripes e resfriados.

- Vitamina A: protege as células contra os radicais livres. Faz bem para a visão, a pele e para o crescimento.

- Vitamina C: aumenta a imunidade, protegendo contra infecções.

- Vitamina E: com ação antioxidante, previne doenças cardiovasculares.

- Vitaminas B1, B2, B6 e B12: mantêm saudáveis os sistemas nervoso e circulatório; ajudam na formação das células vermelhas do sangue e dos anticorpos; previnem doenças causadas pelo envelhecimento.

- Licopeno: age no sistema imunológico auxiliando no combate a algumas doenças, inclusive o câncer.

- Betacaroteno: combate a formação de radicais livres, beneficiando os cabelos, a visão e retardando o envelhecimento precoce.

- Fibras: auxiliam no bom funcionamento do intestino, prevenindo constipação. Por esse mesmo motivo, auxilia na perda de peso, pois as fibras aumentam a sensação de saciedade e diminuem a vontade no consumo de doces. Em média, um caqui com aproximadamente 100 g possui 70 Kcal apenas. 
Consumo.
Apesar de todos esses benefícios, o caqui não deve ser consumido em excesso. Quando ingerido em grande quantidade, a fruta pode causar diarreia. Além disso, pacientes com quadro de diabetes precisam ter cautela, pois o caqui contém muito açúcar.
De acordo com especialistas, a melhor forma de consumi-lo é cru.
Entretanto, também dá para usá-lo no preparo de sucos, shakes ou geleias.

Em relação aos tipos mais comercializados, temos:

- Caqui Rama Forte: coloração vermelha, polpa de consistência mole e gelatinosa;

- Caqui Taubaté: coloração vermelha, polpa de consistência mole;

- Caqui Giombo (tipo chocolate): alaranjado, de consistência firme e crocante;

- Caqui Fuyu: alaranjado e de consistência firme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário