sábado, 29 de novembro de 2014

CONFIRA DICAS DE COMO ENSINAR O SEU BEBÊ A DORMIR DURANTE TODA A NOITE...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Os bebês têm um ciclo do sono muito diferente dos adultos. Quem já tem filhos sabe que eles acordam muitas vezes durante a noite, e os pais de primeira viagem também vão passar por essas interrupções do descanso.
O sono noturno dormido em etapas é uma fase perfeitamente natural na vida dos bebês, que chegam a dormir até 18 horas por dia, mas nunca de uma vez, podendo fazer intervalos de sono de duas em duas horas.
É uma fase passageira, mas que pode ser muito atribulada para mães e pais que acordarão frequentemente no meio da noite para verificar se está tudo bem com o filho, além de alimentá-lo.
Existem manuais e métodos para ritualização do sono dos bebês que causam polêmica entre pais e especialistas. Eles podem ser muito eficazes em alguns casos, como desastrosos em outros.
A educação e criação que os pais dão a seus filhos é uma escolha individual, portanto apresentaremos algumas dicas que não devem ser levadas como uma cartilha, mas que podem trazer benefícios para a noite de sono do bebê.
Preparando o ambiente.
Assim como para os adultos, o ambiente influencia na qualidade do sono da criança. Iluminação, barulho e comodidade interferem na profundidade do sono de todas as idades.
Garantir o conforto da cama ou berço com um colchão adequado e de qualidade, e um ambiente tranquilo no quarto fazem bem a crianças e adultos.
Para que os bebês comecem a entender que durante a noite o sono deve ser integral, evite deixar tudo apagado durante as sonecas do dia, ou eles não compreenderão quando é dia ou quando é noite.
Hábitos e rotina.
Evite ninar o bebê enquanto ele adormece nas sonecas durante o dia. Caso contrário, o bebê vai desejar ser ninado toda vez que for dormir, a qualquer hora.
Incentivar que o bebê durma sozinho em seu berço é um hábito que deve ser introduzido gradualmente em sua rotina, a partir dos quatro meses deidade.
Quando o bebê chegar aos seis meses, é hora de colocá-lo no berço ainda acordado. Dê um banho, escove os dentes (ou massageie as gengivas, no caso dos bebes mais novos), vista seu pijaminha e o coloque no berço.
Cante uma canção de ninar para os mais novinhos ou uma historinha para os mais crescidinhos. Isso fará com que os bebês reconheçam que essa é a hora e lugar de seu sono.
Outro recurso para o bebê entender que é hora de dormir é colocar um brinquedinho no berço e mantê-lo somente lá. Ele vai reconhecer esse brinquedo como seu companheiro de sono e perceber que chegou a hora do repouso.
Alguns métodos recomendam que, assim que o bebê acordar durante a noite e começar a chorar, os pais devem fazer uma pausa antes que ele perceba que seu choro foi atendido com sua a presença e atenção.
Métodos ainda mais rígidos recomendam que os pais deixem o bebê chorar até pegar no sono novamente. Essas são as medidas mais discutidas entre defensores e opositores dos manuais para regrar o sono do bebê. Cada pai e mãe devem optar por seguir seu próprio método.
Seja qual for a escolha, ela deve ser tomada com amor e paciência para garantir a tranquilidade do seu bebê. Vale a pena pedir a opinião e ajuda de um pediatra caso o bebê tenha dificuldades para dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário