FONTE: CORREIO DA BAHIA ( ).
Campanha publicitária divulgada em Facebook
provocou protesto de internautas.
Uma
campanha publicitária da marca de uísque Johnnie Walker provocou mensagens de
protesto na página da empresa no Facebook. Às vésperas do Dia da Consciência
Negra, na quinta-feira (20), a empresa divulgou em sua página na rede social
uma foto com uma mensagem polêmica: "E você, ainda deixa usarem sua origem
como obstáculo para o seu progresso? Racismo. Até quando?
#vocefazofuturo." Sobre a imagem, foi escrita a palavra
"branco", além do famoso slogan da bebida: "Keeping Walking".
Após a
publicação, alguns seguidores da página começaram a acusar a marca de promover
o racismo, ao invés de combatê-lo. A maioria das mensagens dos internautas
na publicação reclama que, com a frase, Johnnie Walker
estaria culpando os negros pelo racismo que sofrem. "Quer dizer que
agora a culpa da opressão é do oprimido?", questionou uma leitora.
"Vocês ainda deixam? Não, não deixamos, nossa luta para que nossa origem
seja respeitada é diária", escreveu outra internauta.
"As
publicidades da marca só com pessoas brancas, nórdicas, padrãozinho, vem me
falar que são os negros que colocam obstáculos em sua própria
existência?", disse uma internauta. Outros fãs da marca retrucaram,
alegando que os críticos não entenderam a mensagem. "Interpretação de
texto manda abraços", ironiza um leitor.
"Não
estão dizendo que os negros colocam obstáculos em sua própria existência, e sim
que os negros não podem deixar que os outros coloquem obstáculos,
entende?", questiona um outro internauta.
Em
reportagem publicada no Jornal Folha de São Paulo, a Johnnie Walker não havia
respondido às tentativas de contato por telefone e email. Em sua própria
página, a empresa publicou a seguinte mensagem: "Johnnie Walker sente que
o post acima tenha sido interpretado de maneira ofensiva e reforça sua posição
de respeito a todas as raças. Isso prova que o racismo é um tema que merece ser
debatido de forma séria e respeitosa por todos até que seja uma coisa do
passado."
Nenhum comentário:
Postar um comentário