sábado, 26 de dezembro de 2009

UMA BOA IDEIA...

FONTE: Janio Lopo (TRIBUNA DA BAHIA).

Sinto informá-los, mas este ano não teremos retrospectiva. Na falta de acontecimentos mais vibrantes na política baiana, recomendamos aos leitores uma olhada nos fatos ocorridos em 2008. Assim, economizaremos palavras, tempo e, sobretudo, não abusaremos da santa paciência dos amigos.
Aliás, me veio uma proposta na cabeça sem mais nem menos. Ao invés de recordarmos o passado e falarmos sobre o presente, que tal adiantar o que sucederá em 2010? Nenhum de nós precisa ser vidente para antever o futuro tão próximo. Vamos encurtar a conversa nos atendo apenas ao mundo político. Sei que se trata de um tema demasiadamente desagradável, mas, como filho de Deus, preciso do meu salário no final ou no início de cada mês. Os homens da Embasa, da Coelba e da telefonia são implacáveis no momento de cortar o fornecimento do serviço, mas extremamente vagarosos para restabelecê-los após, claro, o pagamento da dívida com uma pesada multa.
Não poderia nunca deixar de citar essas inconveniências respaldado na frase mais feliz dita em público pelo presidente Lula, um personagem que não sei se amo ou se odeio. O messias (se fosse Jesus Cristo teria proferido suas encantadas palavras no Monte das Oliveiras) Lula, quem sabe distraidamente com os pés sobre um monte de cocô, reconheceu que o povo vive na merda. Sabedor disso, o presidente faz das tripas coração para nos tirar dessa imensa bosta que a cada dia nos leva mais para o fundo do poço – transbordado de merda. Pois bem: minhas modestas previsões me fazem antever que só uma cagada abissal nos tirará da incômoda e constrangedora posição de quatro que nos reservou a natureza para que não derramemos as fezes sobre as nossas próprias cabeças.
Diria, como sábio que sou que teremos episódios conturbados na vida política brasileira em 2010. Um nome de relevo na área infelizmente deixará nosso mundo. Morrerá de morte morrida ou de morte matada. Mas há a possibilidade de morrer de desgosto, que é a pior das mortes. A campanha eleitoral será repleta de baixarias. Na Bahia nem as mães nem as sogras vão ser preservadas pelos adversários. Muitos deputados estaduais e federais vão se reeleger e outros tantos vão se... Deixa para lá. A briga mesmo será pelo governo do Estado. Nesse ponto sou infalível. Direi sem medo de errar: o vencedor será aquele que obtiver a maioria dos votos no primeiro e no segundo turno.
Jaques Wagner dirá o que fez, o que fará e, quiçá, até o que não realizará. Será seguido por perto por Geddel Vieira Lima e Paulo Souto. Hilton 50 vai prometer desmascarar a todos, inclusive a mim. Antes que chegue a tal vexame proponho que deixemos o 50 para lá e partamos para o 51. Todos são de maior de idade e não há motivo para recusar uma boa ideia. Feliz Natal atrasado e bom ano novo e carnaval antecipados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário