segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

FUSÃO NÃO ME CONVENCE...

Venho acompanhando à distância a história desta ‘fusão’ entre o JEQUIÉ OU JEQUIÉENSE e POÇÕES, ou sei lá que nome dá na realidade ao time da cidade sol, pois nunca vi uma cidade criar tantos times de futebol e nenhum deles vingar.
O que foi mais longe e ainda sobrevive apesar de tudo é a Associação Desportiva Jequié (ADJ), já que não posso mais considerar a Associação Desportiva Atlanta, que foi criado em Jequié apenas para disputar campeonatos de bairros e depois se profissionalizou conquistando um Torneio de Acesso (Segunda Divisão do Estado) tendo participado do campeonato baiano da primeira divisão realizando até certo ponto uma campanha de razoável para boa, conseguindo até classificação para um dos quadrangulares decisivos de turnos não conseguindo ir muito longe, pois foram três jogos e três derrotas, todas de goleadas (inclusive teve gente da crônica esportiva da capital que chegou a dizer que o time levaria dezenove gols nos três jogos e por pouco não acerta, já que o time tricolor de Jequié levou dezoito gols) para Bahia, Vitória e Fluminense de Feira, o time também teve seus momentos de glórias como vitória em cima do Bahia e dois empates contra o Vitória nas fases de classificação.
E mesmo com o rebaixamento da Associação Desportiva Jequié e Atlanta, ninguém nunca ousou falar em fusão entre os dois times pois com certeza ouviria um sonoro não como resposta, agora surge esta fusão mambembe entre o Poções da cidade do mesmo nome e o Jequié ou Jequiéense, na realidade eu nem de onde surgiram estes nomes pois sempre acompanhei de perto o futebol amador e profissional da cidade e nunca ouvi falar nele antes.
Mas como Jequié é a terra onde tudo acontece vai lá que tenha surgido tal como ‘fênix’ o novo time que está unindo-se agora ao Poções, me recordo que em um passado não muito distante, um empresário de Poções colocou seu nome à disposição de Jequié para assumir a presidência da Associação Desportiva Jequié e boa parte dos que se dizem desportistas foram contra e agora parte destes mesmos desportistas estão a favor desta ‘fusão’ eu fico sem entender nada e sem saber qual o verdadeiro interesse que existe por trás de tudo que vem sendo falado na cidade.
Quando o empresário de Poções aqui esteve atendendo a convite para assumir a presidência da Associação Desportiva Jequié (ADJ) ele já havia mantido contatos com equipes do sul do País para conseguir jogadores e armar uma equipe forte e disputar para vencer a Segunda Divisão do Estado e foi boicotado, recordo-me ainda que este mesmo empresário já tinha até patrocínio para manter a folha de pagamento e outras despesas da equipe durante um semestre ou um ano se preciso fosse, só que as reuniões marcadas sempre eram adiadas por falta de quorum ou porque sempre tinha gente querendo apenas sugar grana do empresário sem querer levar a sério o seu pensamento e como ele já tinha larga experiência no futebol já tendo inclusive revelado jogadores para várias equipes do futebol brasileiro e até do exterior não caiu na cilada que tentaram armar pra ele.
Baseado em tudo isto não vejo com bons olhos esta fusão, para mim alguém vai levar vantagem nesta história toda e com certeza não vai ser o esporte de Jequié que sempre andou, mesmo que com dificuldades com suas próprias pernas e agora precisar de Poções para retornar ao cenário esportivo do estado tem no meu ponto de vista ‘carne embaixo deste angú’, que não se arrependam depois.
Os desportistas de Poções e de Jequié devem ficar de olhos bem abertos com esta jogada toda, pois no frigir dos ovos alguém só vai ficar com a frigideira para poder lamber.
É uma vergonha muito grande para Jequié uma situação desta, quando olhamos um pouquinho mais acima de nós está Feira de Santana que hoje tem três times disputando o campeonato baiano da primeira divisão sem precisar fazer união dos três para formar um só time, aqui duas cidades procurando formar uma união em busca de projeção. Vencendo a Segunda Divisão será que a união vai permanecer? Ou teremos uma batalha para haver outra vez o desmembramento e apenas uma equipe permanecer na primeira divisão no próximo ano? E nesta luta vai levar a melhor quem tiver a unha maior e com certeza será Poções.
O que deve ser feito por aqui é buscar recursos para se formar uma base com jogadores de idade inferior a dezesseis anos, dando a eles condições com partidas amistosas, disputa do Intermunicipal para ganhar experiência, ir buscar recursos para pagar em dia estes jovens em forma de incentivo para que não saiam da cidade no ano seguinte e com certeza teremos formado uma base para tentar vencer a Segunda Divisão sem precisar de ‘fusão’ com ninguém.
Infelizmente em Jequié foi criado um ciclo vicioso e todo ano a história se repete com equipes fracas e sem estrutura nenhuma procurando disputar uma competição apenas para dizer que a cidade não ficou de fora de competições promovidas pela Federação Baiana de Futebol, até mesmo as seleções que são armadas não passam confiança para o torcedor e sempre acaba saindo cedo da competição.
Muito tem se falado em ‘fusão’ e fiquei um tanto quanto curioso sobre este nome que muita gente sta gostando de falar e fui buscar seu verdadeiro significado, muito embora já tenha ouvida falar que de uma fusão no Rio e Janeiro surgiu o Botafogo de Futebol e Regatas, no Paraná tivemos por duas ou três vezes equipes unindo-se a outra para transformar em uma apenas, só que o significado verdadeiro da palavra não é nada disto apresentado por muitos.
No site: http://www.dicionariodoaurelio.com o que encontrei sobre a palavra foi o seguinte: FUSÃO
s.f. Passagem de um corpo sólido ao estado líquido, sob a ação do calor. (Sob dada pressão, a temperatura permanece constante durante todo o tempo de fusão de um corpo puro.) / União de muitos átomos leves em alta temperatura, dando origem a átomos mais pesados e ao desprendimento de energia como, por exemplo, a união do hidrogênio e do lítio nas bombas de hidrogênio. / Processo pelo qual os metais são extraídos de seu minério original. &151; A fusão é feita em fornos especialmente construídos. O alto-forno para fazer o ferro gusa tem a altura de um edifício de dez andares. Opera continuamente, dia e noite.

Baseado em tudo isto fiquei até agora sem entender o verdadeiro significado desta ‘fusão’ do time de Jequié com o Poções só espero que dirigentes e torcedores de Jequié e Poções não e arrependam depois disto tudo que estão tentando armar para que as duas cidades estejam presentes no futebol profissional do Estado, pois volto a dizer no final das contas apenas uma vai levar vantagem.
E este ajuntamento entre o time de Poções e um de Jequié vai ser uma “fusão", “infusão” ou "confusão"? só o tempo dirá.
Para concluir esta ‘FUSÃO NÃO ME CONVENCE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário