domingo, 11 de abril de 2010

GRÁVIDAS TROCAM CHOCOLATES POR LIMÃO, DIZ OBSTETRA...

FONTE: FABIANA SERAGUSA, colaboração para a Folha Online.
Patrícia Ribeiro era daquelas chocólatras de carteirinha, que não deixava de comer ao menos um pedacinho de doce por dia. Quando estava grávida de Alice, hoje com dois anos, ela enjoou de chocolate e passou a incluir jiló, mostarda e limão em sua lista de "necessidades" diárias.
Karen Santana também sentiu muita vontade de comer tudo com mostarda durante a gravidez, mas garante que sempre odiou o condimento. O ginecologista e obstetra José Bento de Souza diz que alimentos ácidos e azedos são os preferidos das mamães, e que o grande campeão é a vontade de chupar limão. "Os alimentos ácidos melhoram a sialorreia (aumento da secreção salivar) e diminuem a náusea", explica.
Segundo o médico, possíveis edemas encontrados nas papilas gustativas --responsáveis pela distinção do sabor dos alimentos-- contribuem para estas vontades recorrentes.
Enquanto uns acham que os desejos das grávidas são apenas "frescura", outros acreditam que realmente há uma explicação científica. O especialista conta que "a medicina não conhece todas as respostas hormonais do corpo humano", mas que, "muito provavelmente, a gestação provoca mudanças nos hábitos alimentares, por conta da alta produção hormonal". Até porque 100% de suas pacientes relatam essa alteração.
Mas não é só de limão e mostarda que vivem as grávidas. Thaysa Araújo, por exemplo, ficou louca por Fanta --mas diz que antes também não gostava nada, nada. Carolina Mendes odiava ovo, mas chegou a comer uma caixa inteira em uma semana. E Priscila Bastos não passava um dia sem se esbaldar com pratos fartos de escarolas e espinafres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário