sexta-feira, 24 de setembro de 2010

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO: AUMENTA TAXA DE MORTALIDADE NO NORDESTE...

FONTE: Nelson Rocha, TRIBUNA DA BAHIA.

“Infelizmente, segundo dados do Ministério da Saúde, a região Nordeste apresentou aumento significativo da taxa de mortalidade por doenças do aparelho circulatório nos últimos 20 anos. Este aumento ocorreu também nas regiões Norte e Centro-Oeste, porém em menor escala, enquanto que houve uma queda da taxa nas regiões Sul e Sudeste”.
A declaração é do médico Gustavo Freitas Feitosa, integrante da equipe de cardiologistas do Hospital Santa Isabel, que comprova estar o coração do nordestino correndo mais riscos, em comparação com o dos habitantes de outras regiões do país. Neste domingo, 26, acontece, a partir do Farol da Barra, a “Caminhada em comemoração ao Dia Mundial do Coração”, evento promovido pela Santa Casa da Misericórdia, com apoio da Prefeitura Municipal do Salvador, que serve de alerta para a população baiana ter mais cuidados com tão importante órgão do corpo humano.
“A caminha é um exercício aeróbico que traz benefícios comprovados tanto para indivíduos saudáveis, prevenindo o surgimento de doenças cardíacas, quanto para cardiopatas, prevenindo o aparecimento de complicações do estado de saúde. Mas, é importante obter orientações médicas visando o correto estabelecimento da segurança em se exercitar, além da determinação da intensidade ideal”, observa doutor Gustavo Feitosa, que aponta fatores que mais contribuem para complicar o desempenho do sistema cardiovascular.
“De uma forma simplificada, o que pode limitar o sistema cardiovascular, ou a capacidade funcional, pode ser desde o próprio descondicionamento físico, até doenças cardíacas (como doença das coronárias, doença de Chagas e cardiopatia hipertensiva), doenças musculares ou doenças pulmonares”.
Entretanto, conforme o cardiologista, a Medicina avançou o bastante para permitir detectar e prevenir males do coração. “Existe hoje uma grande variedade de ferramentas modernas que vão desde biomarcadores dosados no sangue, permitindo classificar mais adequadamente o risco do indivíduo desenvolver algum acometimento cardíaco, até exames como cintilografia miocárdica, ressonância cardíaca e angitomografia de coronárias, que podem cumprir papel diagnóstico ou prognóstico.
Destaco ainda a ergoespirometria que se trata de um exame no qual se consegue estabelecer a causa do cansaço do indivíduo (descondicionamento, doença cardíaca ou pulmonar) e a gravidade deste cansaço. O que é mais importante, no entanto, para a prevenção e detecção de males do coração é a possibilidade de acompanhamento com um bom médico e a aderência a um estilo de vida saudável (atividade física e dieta adequada).
Esteja atento para os sintomas que revelam problemas com o coração e como evitá-los. “Sintomas como dor no peito, cansaço ou falta de ar, tontura ou desmaio, sudorese inexplicada e palpitações podem ser decorrentes de doenças do coração devem ser prontamente investigados.
A melhor forma de evitar este tipo de problema é adotar um estilo de vida saudável, com realização de exercícios e dieta adequada, além de avaliação médica com intuito preventivo e realização dos chamados check ups”, orienta doutor Gustavo Freitas Feitosa, que revela ter a Bahia, iniciado no ano passado, um programa bem estruturado de Transplante Cardíaco no Hospital Santa Izabel. “Porém, ainda há muito que avançar, dado o tamanho do estado”, ressalta.
ALIMENTAÇÃO TAMBÉM É IMPORTANTE.
Gostar de si mesmo é o principal fator para manter o coração saudável. O médico vai mais além e sugere: “Realizar atividade física, se possível com orientação do médico assistente, no mínimo três vezes por semana e preferencialmente todos os dias. Manter uma dieta balanceada e saudável, rica em frutas e verduras, evitando-se produtos industrializados, gorduras saturadas e excesso de sal. Manter um peso adequado à altura.
Realizar avaliação médica preventiva de rotina e sempre que algum sintoma suspeito surgir”. Doutor Gustavo Feitosa chama a atenção para o fato de a hereditariedade influenciar “de forma bastante expressiva, diversas cardiopatias. A grande maioria das cardiopatias, no entanto, tem origem multifatorial; significando que estímulos relacionados aos hábitos de vida podem ter um papel importante”, enfatizou.
O médico também confirma o quanto o consumo excessivo de álcool e cigarro pode impactar na saúde do coração.” O abandono do tabagismo deve ser perseguido sempre já que o cigarro, além de prejudicar o funcionamento pulmonar e poder levar a diversos tipos de câncer, aumenta muito o risco de infarto do coração.
O consumo de álcool em excesso prejudica o coração, podendo levar a uma dilatação do mesmo. Para os que fazem consumo de álcool a orientação é limitar o consumo a 30g de etanol por dia que corresponde a 625ml de cerveja ou 312,5ml de vinho ou 93,7ml de uísque vodka ou aguardente”, concluiu.
Devido à caminhada do Dia Mundial do Coração, a Transalvador/Setin (Superintendência de Trânsito e Transportes do Salvador), promoverão alterações no tráfego de veículos na região da Barra, entre 00h às 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário