segunda-feira, 27 de setembro de 2010

NOVO APARAELHO DE TOMOGRAFIA REDUZ EXPOSIÇÃO A RADIAÇÃO...

FONTE: DÉBORA MISMETTI, EDITORA-ASSISTENTE DE SAÚDE (www1.folha.uol.com.br).

Um aparelho mais moderno de tomografias computadorizadas, instalado no Hospital Sírio-Libanês, região central de São Paulo, reduz o tempo necessário para a realização do exame, os níveis de ruído e a radiação a que o paciente é submetido.

Segundo o médico Giovanni Cerri, coordenador do centro de diagnóstico por imagem do hospital, a máquina oferece uma visualização mais precisa do coração, com boa definição dos vasos e reconstrução em 3D.
Dessa forma, segundo o médico, melhoram as chances de que o exame ajude a diagnosticar mais cedo obstruções nas artérias coronárias, problema que pode levar a infartos. (No domingo, dia 26, é comemorado o Dia Mundial do Coração.)
"A maior capacidade dos sensores do aparelho compensa pela menor radiação."
A dose reduzida é vantajosa especialmente para o uso em crianças, mais sensíveis à radiação, e em pacientes que precisam fazer muitos exames seguidos.
A programação do tomógrafo diminui a incidência de radiação em órgãos que não são alvo do exame.
No tórax e no abdôme, a redução pode ser de até 60%. "A radiação é bem focada na área do exame. O índice de espalhamento é muito pequeno", diz o especialista. De acordo com Cerri, a preocupação com a radiação ainda não é comum entre os pacientes brasileiros, mas há um movimento entre os especialistas para que haja um controle das doses a que as pessoas são submetidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário