terça-feira, 28 de setembro de 2010

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE CASSAÇÃO DE CANDIDATURA DE COLLOR EM ALAGOAS...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Jornal de propriedade do candidato é acusado de fraudar pesquisa.

A Procuradoria Regional Eleitoral em Alagoas (PRE-AL), órgão ligado ao Ministério Público Federal, pediu nesta terça-feira (28) a abertura de uma investigação judicial contra o candidato do PTB ao governo do estado, Fernando Collor de Mello.
Ele e seu candidato a vice, Galba Novais (PRB), são acusados de abuso de poder econômico e de utilização indevida de meios de comunicação por supostamente terem fraudado pesquisa de intenção de votos publicada no jornal "Gazeta de Alagoas", de propriedade da família Collor.
A reportagem não conseguiu contato com o senador Fernando Collor de Mello. O advogado do jornal “A Gazeta de Alagoas”, Cláudio Vieira, afirmou que só vai se pronunciar sobre o caso quando o veículo for intimado. Segundo ele, o jornal já recebeu um pedido da Justiça Eleitoral de informações sobre a metodologia da pesquisa.
Para a Procuradoria Eleitoral, as pesquisas influenciam o processo eleitoral e o financiamento de campanha. Se condenados, Collor e o vice podem ter o registro de candidatura cassados e ficar inelegíveis por oito anos.
A disparidade entre os resultados da pesquisa do jornal “Gazeta de Alagoas” e do instituto Ibope teria chamado a atenção para a suspeita de que o Gazeta Pesquisa (Gape), instituto ligado ao jornal, não tenha representado fielmente o eleitorado do estado, segundo avaliou a procuradoria.
Depois de examinados os 1.055 formulários preenchidos pelo Gape com o resultado das entrevistas, foi constatada, de acordo com a procuradoria, a existência de fraude para beneficiar o candidato Fernando Collor de Melo, sócio da empresa Gazeta de Alagoas Ltda, responsável pelo Jornal Gazeta de Alagoas e pelo Gape.
A pesquisa Gape/Gazeta do dia 24 de agosto apontou que 38% dos eleitores votariam em Fernando Collor, 23% em Ronaldo Lessa (PDT) e 16% em Teotonio Vilela (PSDB). Já a pesquisa Ibope, divulgada no mesmo dia, mostrou que o candidato Ronaldo Lessa teria a preferência de 29% do eleitorado, Fernando Collor, 28% e Teotônio Vilela Filho, 24%.
O procurador eleitoral Rodrigo Tenório afirma na denúncia que há indícios de aumento na representatividade da parcela da população que ganha até um salário mínimo.
“Inflando a representatividade da população em pauta no universo pesquisado, a Gazeta/Gape deturpou o resultado da pesquisa, fazendo com que o candidato Fernando Collor, sócio quotista da empresa que controla o Jornal Gazeta de Alagoas, fosse privilegiado", afirmou o procurador na ação.

*** As informações são do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário