domingo, 26 de setembro de 2010

CIAVE E HOSPITAL DE JUAZEIRO PROMOVEM CAPACITAÇÃO EM TOXICOLOGIA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Dando continuidade ao processo de descentralização das ações de toxicovigilância, o Centro de Informações Antiveneno (Ciave), da Secretaria da Saúde do Estado, promove no dia 29 de setembro, no auditório do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), uma capacitação em toxicologia.
Voltada para profissionais de nível médio e superior, a expectativa é treinar cerca de 80 profissionais que atuam na unidade hospitalar, inaugurada em julho de 2009.
Em parceria com o HRJ, a capacitação terá dois momentos distintos: pela manhã, o Seminário de Urgências Toxicológicas, para profissionais de nível superior, e à tarde, o Curso de Prevenção e Controle de Intoxicações Exógenas, destinado a profissionais de nível médio.
Somente este ano, o Ciave já promoveu seis capacitações, contemplando a Região Metropolitana de Salvador, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus e os municípios de Barreiras, Alagoinhas, Feira de Santana e Vitória da Conquista.
OUTROS TREINAMENTOS - O projeto de descentralização das ações de toxicovigilância visa capacitar profissionais de saúde de nível médio e superior para a prevenção, diagnóstico e tratamento de casos de intoxicações exógenas, e vem sendo implementado pelo Ciave desde 2005.
A iniciativa, que já alcançou mais de 10 mil profissionais de Salvador e municípios do interior, também prevê a implantação de bancos de dados nos municípios já capacitados e de bancos de antídotos nos hospitais de referência das regionais. Ainda para este ano, estão previstas capacitações nos hospitais Estadual da Criança, em Feira de Santana; Regional de Irecê e do Subúrbio, em Salvador.
O Curso de Prevenção e Controle de Intoxicações Exógenas destina-se a profissionais de saúde de nível médio – agentes comunitários e de endemias, de vigilância em saúde, de Centros de Controle de Zoonoses e de outras unidades das secretarias municipais de Saúde.
O curso aborda temas como a introdução à toxicologia, medidas de prevenção e primeiros socorros nas intoxicações exógenas e acidentes por animais peçonhentos.
O Seminário de Urgência Toxicológicas, voltado para profissionais de nível superior – emergencistas dos hospitais da regional, das secretarias municipais de Saúde e da Estratégia de Saúde da Família –, aborda temas como: Programas de Toxicologia, abordagem ao paciente suicida, acidentes por animais peçonhentos, diagnóstico e tratamento das principais intoxicações e o Programa Nacional de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário