FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
A boca é a porta de entrada de muitas doenças, portanto a saúde bucal nunca pode estar desassociada da saúde geral. A afirmação, feita pelo mestre em periodontia Marcelo Rios, é um alerta para o Dia Nacional da Saúde, comemorado hoje, 5 de agosto.
A boa escovação e o uso regular de fio dental oferecem benefícios que vão além de um sorriso bonito. “A doença periodontal pode aumentar as chances de parto prematuro, nascimento de crianças com baixo peso, aterosclerose, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular isquêmico cerebral e doenças pulmonares”, esclarece Marcelo.
A doença periodontal é provocada por bactérias presentes na cavidade bucal e acomete os tecidos em torno dos dentes (gengiva, osso e ligamentos de suporte).
A gengivite, que é a inflamação na gengiva desencadeada pelo acúmulo de placa bacteriana, é o tipo mais comum da doença. Se não for tratada, o problema pode evoluir para uma periodontite, que é a perda gradual de suporte ósseo dos dentes.
A doença periodontal é uma das grandes responsáveis pela perda dos dentes em adultos e a principal em idosos, além de uma das causas da halitose (o mau hálito), decorrente do odor obtido pela decomposição das bactérias, que atinge cerca de 50% da população adulta, segundo a American Dental Association.
Nenhum comentário:
Postar um comentário