sábado, 28 de dezembro de 2013

DEFICIÊNCIA EM VITAMINA D: ENTENDA O PROBLEMA...


       

A vitamina D, responsável pela absorção de cálcio e fortalecimento dos ossos, tem estado em níveis críticos no organismo de muitas pessoas. Segundo Alessandra Coelho, nutricionista, estima-se que atualmente mais de 1 bilhão de indivíduos no mundo todo apresentem deficiência dessa vitamina, e a razão mais cogitada para a carência generalizada do nutriente é o estilo de vida. 

Consequências da deficiência de vitamina D. 

As consequências dessa deficiência podem variar desde fragilidade dentária e osteoporose, até raquitismo. Isso porque a principal função dessa substância está relacionada com o metabolismo do cálcio pelo organismo e, consequentemente, pela absorção do mineral pelos ossos.

Fontes de vitamina D.

       

“A melhor forma de adquirir vitamina D é através da exposição solar. O contato dos raios solares com a pele converte o precursor desta vitamina, chamado pré-vitamina D, em vitamina D”, afirma a nutricionista.
A vida nas cidades nos impõe uma série de restrições, e uma delas é a baixa exposição solar. Tomar sol por até 30 minutos, de duas a 3 vezes na semana, antes das 10 horas e após as 16 horas, é suficiente para que o corpo sintetize a substância e supra suas necessidades.

Além disso, é válido investir no consumo de alimentos fonte de vitamina D, como os peixes. “O peixe arenque fresco e cru é o mais abundante, tendo 21,25 mg da vitamina a cada 100g do alimento”, explica a profissional. Além disso, a vitamina está presente nos óleos de peixes, como o famoso óleo de bacalhau, na gema do ovo e no leite.

A suplementação de vitamina D não é recomendada, a não ser em casos especiais, prescritos e acompanhados por um médico. Segundo a especialista, hábitos saudáveis, como a prática de atividades ao ar livre e uma alimentação saudável devem ser suficientes para evitar os danos relacionados à carência de vitamina D. “A prática regular de exercícios físicos, principalmente os de impacto, está fortemente ligada à manutenção da saúde óssea”, incentiva nutricionista.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário