terça-feira, 24 de dezembro de 2013

AÇÚCAR OU GORDURA: O QUE ENGORDA MAIS?...

FONTE: Doutíssima, TRIBUNA DA BAHIA.

É normal culpamos a gordura e o açúcar de serem responsáveis pelo ganho de peso e pela obesidade. Sabe-se que o consumo de gordura aumentou consideravelmente nas últimas décadas, assim como o consumo de açúcar. O que você precisa saber sobre os ácidos graxos e o açúcar? Qual é o pior deles em termos de ganho de peso? Você sabia que há gordura e açúcar escondidos em certos produtos industrializados? Veja conosco o que fazer para não engordar por causa desses dois vilões.

Açúcar ou 
gordura?
A primeira coisa que você precisa saber é que os lipídios (gorduras ou ácidos graxos) fornecem mais calorias do que os carboidratos presentes no açúcar. Assim, cada grama de açúcar consumido traz para o nosso corpo 4 calorias, enquanto que um grama de gordura fornece 9 calorias. A gordura tem, portanto, mais do que o dobro de calorias do açúcar. Por isso que em uma dieta equilibrada, a quantidade recomendada de lípidos são mais baixas do que os hidratos de carbono (açúcares) e proteínas.

A ingestão de 
nutrientes recomendados ficaria assim:


Gordura: de 30 a 35 % do total de calorias ingeridas Carboidratos: entre 50 e 55% ( fonte de energia primária )

Proteí
nas: de 9 a 12 % (é importante notar que assim como o açúcar, as proteínas oferecem 4 calorias por grama)

Contudo, nossos 
hábitos alimentares sofreram fortes variação e estas proporções não são mais bem respeitadas, o que  explica o aumento de pessoas com excesso de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário